Qual é o tema central e o plano geral da Bíblia?
A Bíblia é um livro único, composto por 66 livros menores, escritos por cerca de 40 autores diferentes, em um período de mais de 1500 anos, em três continentes diferentes (Ásia, África e Europa), em três línguas diferentes (hebraico, aramaico e grego). Apesar dessa diversidade, a Bíblia apresenta uma unidade impressionante, revelando o plano de Deus para a humanidade e o seu propósito para a história.
O tema central da Bíblia é a glória de Deus e o seu relacionamento com a sua criação, especialmente com os seres humanos. A Bíblia mostra como Deus criou todas as coisas para a sua glória (Salmos 19:1; Isaías 43:7), como o pecado entrou no mundo e afetou toda a criação (Gênesis 3; Romanos 8:20-22), como Deus prometeu um Salvador que restauraria a comunhão entre Ele e os homens (Gênesis 3:15; Gálatas 4:4-5).
Bem como esse Salvador veio na pessoa de Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado (João 1:1-14; Filipenses 2:5-11), como Ele morreu na cruz pelos pecados do mundo e ressuscitou ao terceiro dia (1 Coríntios 15:3-4; Colossenses 2:13-15), como Ele ascendeu aos céus e enviou o Espírito Santo para habitar nos seus seguidores (Atos 1:9-11; João 14:16-17), como Ele voltará um dia para julgar os vivos e os mortos e estabelecer o seu reino eterno (Mateus 24:30-31; Apocalipse 19:11-16), e como Ele renovará todas as coisas e fará novos céus e nova terra, onde habitará com o seu povo para sempre (Apocalipse 21:1-5; 2 Pedro 3:13).
O plano geral da Bíblia pode ser dividido em quatro grandes etapas: criação, queda, redenção e restauração.
Cada uma dessas etapas revela aspectos do caráter de Deus, da condição humana e da esperança que temos em Cristo.
Qual é o tema central e o plano geral da Bíblia? – Criação
Deus criou todas as coisas boas e perfeitas, à sua imagem e semelhança, para refletir a sua glória e desfrutar da sua presença. Ele deu ao homem o domínio sobre a terra e a responsabilidade de cuidar dela. Ele também estabeleceu uma aliança com o homem, dando-lhe mandamentos para obedecer e bênçãos para desfrutar. (Gênesis 1-2)
Qual é o tema central e o plano geral da Bíblia? Queda
O homem desobedeceu a Deus e pecou, rompendo a aliança e trazendo maldição sobre si mesmo e sobre a criação. O pecado separou o homem de Deus, corrompeu a sua natureza, afetou as suas relações interpessoais e trouxe sofrimento, dor e morte. O pecado também gerou inimizade entre o homem e Satanás, o inimigo de Deus que tentou o homem a pecar. (Gênesis 3)
Qual é o tema central e o plano geral da Bíblia? – Redenção
Deus não desistiu do homem, mas prometeu enviar um Salvador que esmagaria a cabeça da serpente e libertaria o homem do poder do pecado. Esse Salvador é Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez homem, viveu sem pecado, morreu na cruz pelos nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia, ascendeu aos céus e enviou o Espírito Santo. Através da fé em Cristo, o homem recebe o perdão dos pecados, a justificação diante de Deus, a adoção como filho de Deus, a santificação pelo Espírito Santo, a comunhão com Deus e com os irmãos na igreja, os dons espirituais para servir a Deus e ao próximo, e a esperança da vida eterna. (João 3:16; Romanos 3:21-26; Efésios 1:3-14; Hebreus 9:11-28)
Qual é o tema central e o plano geral da Bíblia? – Restauração
Deus não abandonou a sua criação, mas prometeu renovar todas as coisas e fazer novos céus e nova terra, onde não haverá mais pecado, sofrimento, dor ou morte. Nesse lugar, Deus habitará com o seu povo para sempre, e ele verá a sua face e o seu nome estará sobre ele. Lá, o povo de Deus reinará com Cristo e desfrutará da plenitude da sua glória, da sua graça e do seu amor. (Isaías 65:17-25; Apocalipse 21:1-5; 22:1-5)
Aplicação prática:
A Bíblia é mais do que um livro de história, de ciência ou de literatura. Além disso ela é a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo, que revela a sua vontade e o seu plano para nós. Portanto ela é a verdade absoluta, que nos ensina, nos corrige, nos instrui e nos capacita para vivermos de acordo com a vontade de Deus. Ela é o alimento espiritual, que nos nutre, nos fortalece, nos consola e nos alegra. Portanto ela é a espada do Espírito, que nos defende dos ataques do inimigo, que expõe os nossos pecados e que nos ajuda a vencer as tentações. E por fim ela é a lâmpada para os nossos pés e a luz para o nosso caminho, que nos orienta, nos guia, nos ilumina e nos conduz ao nosso destino eterno.
Por isso, devemos ler, estudar, meditar, memorizar e aplicar a Bíblia em nossa vida diária. Outrossim, devemos amar a Bíblia, obedecer à Bíblia, compartilhar a Bíblia e defender a Bíblia. Ademais devemos orar com a Bíblia, louvar com a Bíblia, pregar com a Bíblia e ensinar com a Bíblia. E por fim devemos viver pela Bíblia e morrer pela Bíblia.
Pronto
Se você deseja conhecer mais a Bíblia ou se preparar para o exercício de seu ministério, conheça o curso: Seminário Teológico FVC. Neste curso você vai aprender sobre teologia bíblica, teologia sistemática, hermenêutica bíblica, homilética bíblica, história da igreja, missiologia e muito mais.
Acesse o link e faça a sua inscrição hoje mesmo!