Logo_retangular_vladimir_araujo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Qual é o significado e o propósito da criação, da queda e do dilúvio?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Qual é o significado e o propósito da criação, da queda e do dilúvio - Blog vladimiraraujo

Qual é o significado e o propósito da criação, da queda e do dilúvio?

A criação: um ato de amor e soberania

A Bíblia nos revela que Deus criou todas as coisas por sua palavra, poder e vontade (Gênesis 1:1-31; João 1:3; Colossenses 1:16). Ele não precisava criar nada, pois ele é auto-suficiente e eterno. Entretanto Ele o fez por amor e para manifestar sua glória (Salmos 19:1; Isaías 43:7; Apocalipse 4:11). A criação é um reflexo da sabedoria, bondade e beleza de Deus, que ordenou tudo com harmonia e propósito (Salmos 104:24; Eclesiastes 3:11; Romanos 1:20).

Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, dando-lhe dignidade, capacidade e responsabilidade (Gênesis 1:26-28; Salmos 8:5-8). Ele também estabeleceu uma aliança com o homem, concedendo-lhe bênçãos e mandamentos (Gênesis 2:15-17). O objetivo de Deus era que o homem vivesse em comunhão com ele, com os outros e com a criação. Da mesma forma cumprindo o seu papel de administrador, adorador e testemunha (Gênesis 2:18-25; Salmos 96:1-13; Mateus 28:18-20).

 

A queda: um ato de rebelião e separação – Qual é o significado e o propósito da criação, da queda e do dilúvio?

A Bíblia também nos mostra que o homem desobedeceu a Deus, sendo enganado pelo diabo, que é o inimigo de Deus e da sua obra (Gênesis 3:1-7; João 8:44; Apocalipse 12:9). Essa desobediência é chamada de pecado, que significa errar o alvo, transgredir a lei ou ofender a Deus (Romanos 3:23; 1 João 3:4; Salmos 51:4). O pecado trouxe consequências terríveis para o homem e para a criação. Posteriormente culpa, vergonha, medo, dor, sofrimento, morte e maldição (Gênesis 3:8-24; Romanos 5:12; Romanos 8:20-22).

Portanto o pecado rompeu a comunhão do homem com Deus, que é santo e justo. Deus, que é Santo, não pode tolerar o mal (Isaías 59:2; Habacuque 1:13; Hebreus 12:14). Da mesma forma o pecado também afetou o relacionamento do homem consigo mesmo, com os outros e com a criação. Ademais a consequencia, gerando conflitos, violência, injustiça e corrupção (Gênesis 4:1-16; Gênesis 6:5-13; Tiago 4:1-4). Por fim o pecado tornou o homem escravo do diabo, que veio para roubar, matar e destruir (João 10:10; Efésios 2:1-3; Colossenses 1:13).

 

O dilúvio: um ato de juízo e graça – Qual é o significado e o propósito da criação, da queda e do dilúvio?

A Bíblia ainda nos conta que Deus enviou um dilúvio sobre a terra para destruir toda a vida que havia nela, exceto Noé e sua família, que foram preservados na arca (Gênesis 6:14-22; Gênesis 7:1-24). O dilúvio foi um ato de juízo de Deus contra a maldade do homem, que havia se multiplicado sobre a terra (Gênesis 6:5-7; Gênesis 6:17; Mateus 24:37-39). O dilúvio foi também um ato de graça de Deus para com Noé, que achou favor aos seus olhos por ser justo e temente a ele (Gênesis 6:8-9; Gênesis 6:18; Hebreus 11:7).

Deus fez uma nova aliança com Noé e com toda a criação, prometendo nunca mais destruir a terra com um dilúvio, e colocando o arco-íris como sinal dessa aliança (Gênesis 8:20-22; Gênesis 9:8-17). Posteriormente Deus também renovou o mandato cultural para o homem, ordenando-lhe que se multiplicasse, enchesse a terra e dominasse sobre os animais (Gênesis 9:1-7). Por fim Deus ainda estabeleceu o princípio da justiça humana, determinando que o sangue do homem fosse requerido por Deus e pelos homens (Gênesis 9:5-6).

 

Qual é o significado e o propósito da criação, da queda e do dilúvio? – A conclusão: um convite à fé e à esperança

A Bíblia nos ensina que a criação, a queda e o dilúvio são eventos históricos e teológicos que revelam o plano de Deus para a humanidade e para o universo. Eles nos mostram quem é Deus, quem somos nós, qual é o nosso problema e qual é a solução de Deus. Eles nos convidam a crer em Deus, que é criador, juiz e salvador, e a esperar em sua promessa de restaurar todas as coisas (Atos 17:24-31; Apocalipse 21:1-5).

 

Qual é o significado e o propósito da criação, da queda e do dilúvio?

Por fim, se você deseja conhecer mais a Bíblia ou se preparar para o exercício do seu ministério, eu tenho uma ótima recomendação para você: o curso Seminário Teológico FVC.

Decerto esse curso é um dos melhores do Brasil, pois oferece uma formação bíblica, teológica e ministerial de qualidade, com professores capacitados e comprometidos com a Palavra de Deus. Além disso, o curso é totalmente online, flexível e acessível, podendo ser feito no seu ritmo e no seu tempo.

Então não perca essa oportunidade de crescer no conhecimento de Deus e no serviço ao seu Reino. Clique aqui e saiba mais sobre o curso Seminário Teológico FVC.

 

Veja também: A ressureição de Lázaro por Jesus

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Pr. vladimir araujo

Pr. Vladimir Araujo

Pastor, casado, apaixonado por estudo bíblico. Criador dessa ferramenta com intuíto de compartilhar, com você, conhecimento e curiosidades bíblicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *