Logo_retangular_vladimir_araujo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a Bíblia pode nos ajudar a ter uma gratidão sincera?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Como a Bíblia pode nos ajudar a ter uma gratidão sincera - Blog vladimiraraujo

Como a Bíblia pode nos ajudar a ter uma gratidão sincera?

A gratidão é uma virtude que nos faz reconhecer as bênçãos de Deus em nossa vida e expressar o nosso louvor e a nossa alegria. Mas como podemos cultivar uma gratidão sincera, que não seja apenas um sentimento passageiro ou uma obrigação religiosa?

A Bíblia é uma fonte inesgotável de ensinamentos e exemplos sobre como sermos gratos a Deus em todas as circunstâncias. Neste artigo, vamos explorar alguns aspectos bíblicos da gratidão e como podemos aplicá-los à nossa realidade.

 

A gratidão é um mandamento de Deus

A primeira coisa que devemos saber é que a gratidão não é uma opção, mas um mandamento de Deus. Em diversas passagens bíblicas, somos exortados a dar graças ao Senhor por tudo o que ele fez, faz e fará por nós. Por exemplo, o salmista diz: “Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre” (Salmo 136:1). O apóstolo Paulo também nos instrui: “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:18).

A gratidão é um ato de e obediência, que reconhece a soberania e a bondade de Deus sobre a nossa vida. Quando somos gratos, estamos declarando que confiamos em Deus e que ele sabe o que é melhor para nós. A gratidão também nos protege da murmuração, da ingratidão e da rebelião, que são pecados que desagradam a Deus e nos afastam dele.

 

A gratidão é uma resposta ao amor de Deus

A segunda coisa que devemos saber é que a gratidão não é um dever frio, mas uma resposta calorosa ao amor de Deus. Deus nos amou de tal maneira que enviou o seu Filho Jesus Cristo para morrer na cruz pelos nossos pecados e nos dar a vida eterna (João 3:16). Esse é o maior motivo pelo qual devemos ser gratos a Deus. Como diz o apóstolo João: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19).

A gratidão é uma forma de expressarmos o nosso amor a Deus, que nos amou primeiro e incondicionalmente. Quando somos gratos, estamos demonstrando que valorizamos o que Deus fez por nós e que desejamos retribuir o seu amor com a nossa adoração e o nosso serviço. A gratidão também nos aproxima de Deus e fortalece o nosso relacionamento com ele.

 

A gratidão é uma atitude diante da vida

A terceira coisa que devemos saber é que a gratidão não é um momento isolado, mas uma atitude diante da vida. Deus nos dá motivos para sermos gratos todos os dias, mesmo quando enfrentamos dificuldades e desafios. A Bíblia nos mostra que devemos ser gratos pelas coisas simples e essenciais da vida, como o alimento, o vestuário, a saúde, a família, os amigos, etc. (Mateus 6:25-34). A Bíblia também nos mostra que devemos ser gratos pelas coisas espirituais e eternas da vida, como o perdão, a salvação, a graça, a paz, a esperança, etc. (Efésios 1:3-14).

A gratidão é uma forma de vermos a vida com os olhos de Deus, reconhecendo as suas obras e os seus propósitos em todas as situações. Quando somos gratos, estamos cultivando um coração contente e satisfeito com o que Deus nos dá, sem cobiçar o que os outros têm ou reclamar do que nos falta. A gratidão também nos torna mais generosos e solidários com os necessitados, pois compartilhamos com eles as bênçãos que recebemos de Deus.

 

Como praticar a gratidão na vida cotidiana?

Depois de conhecermos alguns aspectos bíblicos da gratidão, podemos nos perguntar: como praticar a gratidão na vida cotidiana? Aqui vão algumas dicas práticas:

1 – Ore a Deus todos os dias, agradecendo-lhe por tudo o que ele fez, faz e fará por você. Lembre-se das bênçãos específicas que você recebeu de Deus e expresse o seu louvor e a sua alegria.
2 – Leia a Bíblia todos os dias, meditando nos versículos que falam sobre a gratidão e o amor de Deus. Guarde essas verdades no seu coração e aplique-as à sua vida.
3 – Escreva um diário de gratidão, anotando as coisas pelas quais você é grato a Deus. Você pode fazer isso diariamente, semanalmente ou mensalmente. Você também pode compartilhar as suas anotações com outras pessoas, incentivando-as a serem gratas também.
4 – Testemunhe do que Deus fez na sua vida, contando aos outros como ele te abençoou e te salvou. Você pode fazer isso pessoalmente, nas redes sociais ou em outras formas de comunicação. Você também pode convidar outras pessoas a conhecerem a Deus e a serem gratas a ele.
5 – Sirva a Deus com os seus dons e talentos, oferecendo-os como um sacrifício de louvor e gratidão. Você pode fazer isso na sua igreja, na sua família, na sua comunidade ou em qualquer lugar onde Deus te colocar. Você também pode ajudar outras pessoas a descobrirem e desenvolverem os seus dons e talentos para servirem a Deus.

 

Como a Bíblia pode nos ajudar a ter uma gratidão sincera? Conclusão

A Bíblia pode nos ajudar a ter uma gratidão sincera, pois ela nos revela quem é Deus, o que ele fez por nós e o que ele espera de nós. A gratidão é um mandamento de Deus, uma resposta ao seu amor e uma atitude diante da vida. Quando somos gratos, estamos honrando a Deus, abençoando as pessoas e vivendo uma vida plena e feliz.

 

Conheça mais sobre a Bíblia

Se você deseja conhecer mais a Bíblia ou se preparar para o exercício do seu ministério, conheça o curso: Seminário Teológico FVC. Portanto neste curso, você vai aprender mais sobre a Palavra de Deus, a teologia, a história, a geologia, a geografia e o direito autoral relacionados à Bíblia.

Aliás, você também vai receber orientações práticas sobre como aplicar os ensinamentos bíblicos à sua vida pessoal e profissional.

Então não perca essa oportunidade de crescer no conhecimento e na graça de Deus.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso: Seminário Teológico FVC.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Pr. vladimir araujo

Pr. Vladimir Araujo

Pastor, casado, apaixonado por estudo bíblico. Criador dessa ferramenta com intuíto de compartilhar, com você, conhecimento e curiosidades bíblicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *