O que a Bíblia fala sobre o câncer?
O câncer é uma doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo, causando sofrimento, dor e morte. Mas o que a Bíblia, a palavra de Deus, tem a dizer sobre essa enfermidade?
Será que ela oferece alguma esperança, consolo ou orientação para os que sofrem com o câncer ou para os que convivem com eles?
Neste artigo, vamos explorar alguns aspectos bíblicos sobre o tema, buscando entender o propósito de Deus, a origem do mal, a atitude cristã e a promessa de cura.
O que a Bíblia fala sobre o câncer? – O propósito de Deus
A Bíblia nos revela que Deus é o criador de todas as coisas, e que ele fez tudo bom e perfeito. Em Gênesis 1:31, lemos: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom”. Isso significa que Deus não criou o câncer nem qualquer outra doença. Pelo contrário, ele criou o ser humano à sua imagem e semelhança, dotado de saúde, beleza e capacidade de se relacionar com ele e com os outros.
Deus também colocou o homem no jardim do Éden, um lugar de harmonia, paz e abundância. O propósito de Deus era que o homem vivesse eternamente em comunhão com ele, desfrutando de todas as suas bênçãos.
O que a Bíblia fala sobre o câncer? – A origem do mal
Então, como surgiu o câncer e outras doenças? A resposta está na queda do homem. A Bíblia nos conta que o homem desobedeceu a Deus e comeu do fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal. Esse ato de rebeldia trouxe consequências terríveis para toda a criação. Em Gênesis 3:17-19, lemos: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás”.
Essas palavras mostram que o pecado trouxe maldição, sofrimento, trabalho árduo e morte para o homem. Além disso, o pecado afetou toda a natureza, que ficou sujeita à corrupção e à degeneração. Romanos 8:20-22 diz: “Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou. Na esperança de que também a mesma criação será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora”. Portanto, o câncer e outras doenças são resultados do pecado que entrou no mundo por causa da desobediência do homem.
O que a Bíblia fala sobre o câncer? – A atitude cristã
Diante dessa realidade triste e dolorosa, como devemos nos comportar como cristãos? A Bíblia nos ensina algumas atitudes que devemos ter diante do câncer e de outras enfermidades.
A primeira atitude
é reconhecer a soberania de Deus. Isso significa que Deus está no controle de todas as coisas, e que ele tem um plano perfeito para a sua glória e para o nosso bem. Mesmo que não entendamos os seus caminhos ou os seus propósitos, devemos confiar nele e adorá-lo em todas as circunstâncias. Jó foi um homem justo que sofreu muito com doenças, perdas e provações. Mas ele nunca perdeu a fé em Deus nem blasfemou contra ele.
Pelo contrário, ele disse: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21). E também: “Ainda que ele me mate, nele esperarei” (Jó 13:15). Jó reconheceu que Deus era soberano e que ele podia fazer o que quisesse com a sua vida. Ele também sabia que Deus era bom e que ele tinha um propósito maior para o seu sofrimento.
A segunda atitude
é buscar a vontade de Deus. Isso significa que devemos orar a Deus pedindo a sua direção, a sua sabedoria e a sua graça para enfrentarmos o câncer ou qualquer outra doença. Devemos também buscar a sua cura, seja por meios naturais, como a medicina, seja por meios sobrenaturais, como o milagre. A Bíblia nos mostra que Deus é poderoso para curar qualquer enfermidade, e que ele se compadece dos que sofrem. Em Mateus 4:23-24, lemos: “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
E a sua fama correu por toda a Síria; e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos; e ele os curava”. Jesus demonstrou o seu poder e a sua misericórdia ao curar muitas pessoas de diferentes doenças. Ele também nos ensinou a orar ao Pai pedindo o seu reino e a sua vontade (Mateus 6:10). Portanto, devemos buscar a vontade de Deus para as nossas vidas, sabendo que ele pode nos curar, mas também que ele pode ter um propósito diferente para nós.
A terceira atitude
é glorificar a Deus. Isso significa que devemos usar o nosso sofrimento como uma oportunidade de testemunhar do amor de Deus, da nossa fé em Cristo e da nossa esperança no céu. Devemos também louvar a Deus pelo que ele já fez por nós, pelo que ele está fazendo em nós e pelo que ele fará por nós. A Bíblia nos mostra que o sofrimento pode ser usado por Deus para o nosso crescimento espiritual, para o nosso testemunho aos outros e para a sua glória. Em 2 Coríntios 4:16-18, lemos: “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas”. Paulo foi um apóstolo que sofreu muito por causa do evangelho, mas ele não se deixou abater pelas aflições. Pelo contrário, ele viu nelas uma oportunidade de manifestar a vida de Cristo em seu corpo mortal, de alcançar mais pessoas com a mensagem da salvação e de acumular tesouros no céu. Ele também louvou a Deus pela sua graça suficiente e pelo seu poder aperfeiçoado na fraqueza (2 Coríntios 12:9).
O que a Bíblia fala sobre o câncer? – A promessa de cura
Finalmente, devemos lembrar da promessa de cura que Deus nos dá na sua palavra. Essa promessa não é apenas para esta vida, mas principalmente para a vida eterna. A Bíblia nos ensina que Deus tem um plano de redenção para toda a criação, e que um dia ele vai restaurar todas as coisas ao seu estado original. Ele vai eliminar o pecado, a morte e toda forma de mal. Então Ele vai criar novos céus e nova terra, onde habitará com o seu povo.
Ele vai ressuscitar os mortos em Cristo e dar-lhes corpos glorificados, semelhantes ao de Jesus. Logo depois Ele vai enxugar toda lágrima dos nossos olhos e nos dar plena felicidade e paz. Em Apocalipse 21:3-5, lemos: “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles. E Deus enxugará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”
Essa promessa divina é um farol de esperança que ilumina nossos dias, fortalecendo nossa fé e nos motivando a viver de acordo com os princípios divinos. Ao confiarmos na promessa de Deus, encontramos consolo nas adversidades da vida e encaramos o futuro com esperança inabalável. Portanto, que possamos perseverar na fé, aguardando com expectativa a realização plena dessa promessa divina, pois, no tempo de Deus, ela certamente se cumprirá.
Conhecendo mais a Bíblia
Se você deseja conhecer mais sobre a Palavra de Deus, e se preparar para o exercício do seu ministério, conheça o curso: Seminário Teológico FVC. Neste curso, você vai aprender sobre teologia, história, geologia, geografia e direitos autorais aplicados à Bíblia.
Você vai se aprofundar nas curiosidades bíblicas, e como elas podem enriquecer o seu estudo e a sua pregação da Palavra de Deus.
Não perca essa oportunidade! Clique aqui e saiba mais!