A segunda vinda de Cristo, segundo apocalipse!
Você já se perguntou como será o fim dos tempos? Como será o retorno de Jesus à Terra? O que acontecerá com os que creram nele e os que o rejeitaram? Essas são perguntas que muitos cristãos fazem e que a Bíblia responde em um livro chamado Apocalipse.
Então neste post, vamos explorar algumas curiosidades bíblicas sobre a segunda vinda de Cristo, baseadas no livro de Apocalipse. Além disso, vamos ver o contexto histórico, geográfico, teológico e prático desse evento tão esperado pelos cristãos de todas as épocas.
O contexto histórico do Apocalipse
O livro de Apocalipse foi escrito pelo apóstolo João, quando ele estava exilado na ilha de Patmos, por volta do ano 95 d.C. Ele recebeu uma série de visões e revelações de Jesus Cristo sobre o que aconteceria no futuro, desde a situação das sete igrejas da Ásia Menor até o juízo final e a nova Jerusalém. O livro foi escrito em um período de grande perseguição aos cristãos, sob o domínio do imperador romano Domiciano, que exigia ser adorado como deus.
Muitos cristãos foram martirizados por não se curvarem ao culto imperial e por confessarem a fé em Jesus como Senhor e Salvador. O livro de Apocalipse, então, foi uma mensagem de consolo, esperança e exortação aos cristãos que sofriam por causa da sua fé. Ele mostrava que Jesus estava no controle da história e que ele voltaria para julgar os ímpios e recompensar os fiéis.
O contexto geográfico do Apocalipse
O livro de Apocalipse usa muitas imagens e símbolos para descrever os acontecimentos futuros. Muitas dessas imagens estão relacionadas ao contexto geográfico do Oriente Médio, onde se localizavam as sete igrejas destinatárias do livro e onde se desenrolariam os principais eventos escatológicos. Por exemplo, o livro fala de um grande terremoto que abalaria toda a terra (Ap 16.18), uma referência ao Vale do Rift, uma fenda geológica que atravessa a região e que é propensa a abalos sísmicos.
O livro também fala de um rio chamado Eufrates, que secaria para preparar o caminho dos reis do oriente (Ap 16.12), uma alusão ao rio que era a fronteira natural entre o Império Romano e o Império Parta, um dos seus maiores inimigos na época. O livro ainda menciona uma cidade chamada Babilônia, que seria destruída por Deus (Ap 18), uma metáfora para Roma, a capital do império que oprimia os cristãos e que tinha muitas semelhanças com a antiga Babilônia, como a idolatria, a luxúria e a violência.
O contexto teológico do Apocalipse
O livro de Apocalipse revela muitas verdades sobre Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo, a igreja, o diabo, os anjos, os demônios e o destino eterno dos homens. Portanto o livro mostra que Deus é soberano sobre toda a criação e que ele tem um plano para cumprir a sua vontade na história. Além disso o livro mostra que Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus, que foi morto pelos pecados do mundo, mas que ressuscitou e está assentado à direita de Deus.
Ele é o Leão da tribo de Judá, que tem todo o poder e autoridade para abrir os selos do livro da vida e para derrotar os seus inimigos. Além disso Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim de todas as coisas. Ele é o Noivo da igreja, que virá buscá-la para celebrar as bodas do Cordeiro.
Rei dos Reis e Senhor dos senhores
Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, que reinará sobre a nova terra com justiça e paz. O livro mostra que o Espírito Santo é o Consolador dos cristãos, que os capacita a testemunhar de Jesus em meio à tribulação. Além disso Ele é o que inspirou João a escrever o livro e que ilumina os leitores para entenderem as suas mensagens. Portanto Ele é o que convida os sedentos a beberem da água da vida e a entrarem na cidade santa.
O livro mostra que a igreja é o povo de Deus, formado por judeus e gentios, de todas as nações, línguas e povos. Ela é a noiva de Cristo, que se purifica para o seu encontro com ele. Outrossim, ela é o templo de Deus, onde ele habita pelo seu Espírito. Portanto ela é a cidade santa, a nova Jerusalém, que desce do céu adornada como uma esposa para o seu marido. O livro mostra que o diabo é o dragão vermelho, que se opõe a Deus e ao seu povo. Ele é o acusador dos irmãos, que os engana e os persegue.
O Pai da mentira
Ele é o pai da mentira, que dá poder à besta e ao falso profeta, os seus agentes na terra. Ele é o derrotado, que será lançado no lago de fogo, onde será atormentado para sempre. O livro mostra que os anjos são os mensageiros de Deus, que executam os seus juízos sobre a terra. Então eles são os adoradores de Deus, que cantam louvores ao Cordeiro. Eles são os guardiões dos cristãos, que os protegem do mal. Além disso eles são os guias dos cristãos, que lhes mostram as coisas futuras. O livro mostra que os demônios são os anjos caídos, que se rebelaram contra Deus e seguiram o diabo.
Eles são os espíritos imundos, que enganam as nações e as levam à idolatria. Enfim, eles são os inimigos dos cristãos, que os atacam com tentações e aflições. Eles são os condenados, que serão julgados por Deus e lançados no lago de fogo. O livro mostra que o destino eterno dos homens depende da sua relação com Jesus Cristo. Os que creram nele serão salvos e terão parte na primeira ressurreição.
Eles reinarão com Cristo por mil anos e entrarão na nova terra, onde desfrutarão da presença de Deus e do Cordeiro para sempre. Eles terão acesso à árvore da vida e ao rio da vida, e não haverá mais morte, nem dor, nem choro, nem maldição. Os que não creram nele serão condenados e terão parte na segunda morte. Eles serão julgados pelo trono branco e lançados no lago de fogo, onde serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos. Eles não terão parte na herança de Deus e do Cordeiro, mas ficarão fora da cidade santa, onde haverá trevas, choro e ranger de dentes.
A segunda vinda de Cristo, segundo apocalipse! A aplicação prática do Apocalipse
O livro de Apocalipse não é apenas um livro de curiosidades bíblicas sobre o futuro, mas também um livro de aplicação prática para o presente. Ele nos ensina como devemos viver como cristãos em um mundo hostil à nossa fé. Mais que isso, ele nos ensina a sermos fiéis a Jesus Cristo em meio às provações e perseguições. Ele nos ensina a sermos vigilantes e preparados para a sua vinda. Enfim, ele nos ensina a sermos esperançosos e confiantes na sua vitória sobre o mal. Ele nos ensina a sermos adoradores e servos do Deus vivo e verdadeiro.
A segunda vinda de Cristo, segundo apocalipse!
Decerto se você deseja conhecer mais a Bíblia ou se preparar para o exercício do seu ministério, conheça o curso: Seminário Teológico FVC. Além disso neste curso, você aprenderá mais sobre o livro de Apocalipse e outros livros bíblicos, além de temas como teologia sistemática, hermenêutica bíblica, homilética, missiologia, ética cristã e muito mais.
Aliás, o curso é totalmente online, com professores qualificados e certificado reconhecido.
Então não perca essa oportunidade de crescer no conhecimento da Palavra de Deus e de se capacitar para servir melhor ao Reino de Deus.