Logo_retangular_vladimir_araujo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Recabitas, exemplo de obediência

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Recabitas, exemplo de obediência - Blog vladimiraraujo

Recabitas, exemplo de obediência

Você já ouviu falar dos recabitas?

Eles foram um grupo de pessoas que viveram nos tempos do Antigo Testamento e que se destacaram por sua obediência a um mandamento de seu ancestral, Jonadabe. Então neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre quem eram os recabitas, qual era o seu estilo de vida, como eles foram recompensados por Deus e o que podemos aprender com eles.

Quem eram os recabitas?

Os recabitas eram descendentes de Recabe, um dos filhos de Héber, o queneu (1 Crônicas 2:55). Os queneus eram um povo nômade que habitava o deserto ao sul de Judá e que tinha parentesco com os midianitas (Números 10:29). Além disso eles também eram aliados dos israelitas e os ajudaram na conquista da terra prometida (Juízes 1:16; 4:11).

Um dos descendentes mais famosos dos queneus foi Jonadabe, filho de Recabe, que viveu no século IX a.C. Ele foi um amigo e conselheiro do rei Jeú de Israel e o acompanhou na sua missão de exterminar a casa de Acabe e o culto a Baal (2 Reis 10:15-28). Entretanto Jonadabe era um homem zeloso pela verdadeira adoração a Deus e pela pureza do seu povo.

Por isso, ele ordenou aos seus filhos e aos seus descendentes que seguissem um estilo de vida simples e austero, sem se envolver com as práticas corruptas dos povos vizinhos. Além disso ele lhes proibiu de beber vinho, de plantar vinhas, de semear sementes, de possuir casas e de habitar em cidades. Por isso eles deveriam morar em tendas e viver como peregrinos na terra (Jeremias 35:6-10).

Como os recabitas foram recompensados por Deus?

Os recabitas obedeceram fielmente ao mandamento de Jonadabe por muitas gerações, mesmo diante das dificuldades e das tentações que enfrentaram. Eles resistiram à pressão dos reis de Judá que queriam que eles se acomodassem à vida urbana e aos costumes pagãos (2 Reis 10:23; Jeremias 35:11).

Deus ficou impressionado com a fidelidade dos recabitas e usou o profeta Jeremias para lhes dar uma mensagem especial. Ele os levou ao templo e lhes ofereceu vinho para beber, mas eles recusaram, dizendo que obedeciam ao mandamento de Jonadabe. Então, Deus disse por meio de Jeremias:

“Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: ‘Visto que vocês obedeceram ao mandamento do seu antepassado Jonadabe e guardaram todos os seus preceitos e fizeram tudo o que ele ordenou, assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Nunca faltará a Jonadabe, filho de Recabe, alguém para estar sempre na minha presença'” (Jeremias 35:18-19).

Deus prometeu aos recabitas uma bênção eterna: eles sempre teriam descendentes que serviriam a Deus e estariam na sua presença. Essa foi uma forma de Deus honrar a obediência dos recabitas e contrastá-la com a desobediência dos israelitas, que não ouviam a sua voz nem seguiam os seus mandamentos (Jeremias 35:12-17).

O que podemos aprender com os recabitas?

Os recabitas nos ensinam algumas lições importantes sobre como devemos viver como cristãos neste mundo. Vejamos algumas delas:

Devemos obedecer a Deus acima de tudo. Os recabitas obedeceram ao mandamento de Jonadabe porque ele estava em harmonia com a vontade de Deus. Eles não se deixaram levar pelos prazeres passageiros do vinho, nem pelos bens materiais das casas e das terras. Eles priorizaram a sua relação com Deus e o seu testemunho diante dos homens. Nós também devemos obedecer aos mandamentos de Deus, mesmo que isso signifique ir contra a corrente deste mundo (1 João 2:15-17).

Devemos honrar os nossos pais e os nossos antepassados. Os recabitas respeitaram a autoridade e a tradição de Jonadabe, que era o seu pai espiritual. Eles não desprezaram o seu legado, nem se envergonharam da sua origem. Eles mantiveram viva a memória e os valores de Jonadabe. Nós também devemos honrar os nossos pais e os nossos antepassados, reconhecendo o seu papel na nossa formação e na nossa herança (Efésios 6:1-3).

Devemos viver como peregrinos neste mundo. Os recabitas não se apegaram às coisas deste mundo, nem buscaram a sua segurança nelas. Eles viveram como estrangeiros e peregrinos na terra, sabendo que a sua verdadeira pátria era celestial. Eles não se conformaram com este século, mas se transformaram pela renovação da sua mente. Nós também devemos viver como peregrinos neste mundo, aguardando a vinda do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que nos preparou um lugar na casa do Pai (Hebreus 11:13-16; Filipenses 3:20-21).

Recabitas, um exemplo de obediência – Conclusão

Os recabitas foram um exemplo de obediência a Deus e aos seus princípios. Eles nos inspiram a viver de forma simples, santa e separada deste mundo. Eles nos mostram que Deus recompensa aqueles que o amam e o servem de todo o coração. Que possamos seguir o seu exemplo e sermos fiéis a Deus até o fim.

Você quer conhecer mais a Bíblia?

Se você se interessou por este post e quer conhecer mais a Bíblia, eu tenho uma ótima notícia para você. Existe um curso online que vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre a Bíblia de forma simples, clara e profunda. É o curso Seminário Teológico FVC.

Então se você gostou do post Desvendando segredos bíblicos? Então curta, comente e compartilhe. Mas se você deseja conhecer mais a Bíblia ou se preparar para o exercício do seu ministério, nós temos uma ótima oportunidade para você: o curso Seminário Teológico FVC. Esse é um curso online, completo e acessível, que vai te ensinar tudo o que você precisa.

Então não perca tempo e acesse agora mesmo a página do curso e saiba mais.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Pr. vladimir araujo

Pr. Vladimir Araujo

Pastor, casado, apaixonado por estudo bíblico. Criador dessa ferramenta com intuíto de compartilhar, com você, conhecimento e curiosidades bíblicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *