Qual palavra se repete 365 vezes na Bíblia?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Qual palavra se repete 365 vezes na Bíblia - Blog vladimiraraujo

Qual palavra se repete 365 vezes na Bíblia?

Qual palavra se repete 365 vezes na Bíblia? E o que isso significa?

Você já ouviu falar que a Bíblia contém uma palavra que se repete 365 vezes? Essa palavra é “não temas” ou alguma variação dela, como “não tenha medo”, “não se assuste”, “não se apavore”, etc.

Isso significa que há uma mensagem de Deus para cada dia do ano, nos encorajando a confiar nele e a enfrentar os desafios da vida com e coragem. Mas por que Deus nos diz tantas vezes para não temermos? O que ele quer nos ensinar com isso? Neste post, vamos explorar o significado e a aplicação dessa palavra tão importante e recorrente nas Escrituras.

 

O contexto histórico e geográfico do “não temas”

Para entender melhor o sentido do “não temas” na Bíblia, precisamos considerar o contexto histórico e geográfico em que essa palavra foi proferida. A maioria das vezes em que Deus ou seus mensageiros dizem “não temas” aos seus servos, eles estão diante de situações de perigo, ameaça, incerteza ou angústia. Por exemplo, quando Deus chamou Abraão para sair da sua terra e ir para um lugar desconhecido, ele lhe disse: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão” (Gênesis 15:1).

Quando Deus enviou Moisés para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito, ele lhe disse: “Não temas; porque eu tenho posto a minha mão sobre ti” (Êxodo 3:12). Quando Deus escolheu Josué para suceder Moisés e conduzir o povo à terra prometida, ele lhe disse: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:9).

Esses são apenas alguns exemplos entre muitos outros que poderíamos citar. O que eles têm em comum é que mostram que Deus não ignora as dificuldades e os temores dos seus servos, mas os acompanha e os fortalece em meio às adversidades. Deus sabe que somos humanos e frágeis, e que precisamos da sua presença e do seu poder para vencer os obstáculos que se opõem à sua vontade. Por isso, ele nos diz para não temermos, pois ele está conosco e é maior do que qualquer inimigo ou circunstância.

 

A aplicação prática do “não temas”

Mas o que o “não temas” significa para nós hoje? Será que essa palavra ainda tem relevância para a nossa realidade? A resposta é sim! Embora vivamos em um contexto diferente dos personagens bíblicos, ainda enfrentamos situações que nos causam medo, ansiedade ou desânimo. Podemos ter medo de perder o emprego, de ficar doente, de sofrer um acidente, de ser rejeitado, de fracassar, de morrer, etc. Aliás podemos nos sentir inseguros diante de mudanças, desafios ou oportunidades. Também podemos nos desesperar diante de problemas familiares, financeiros ou emocionais. Enfim, há muitas coisas que podem abalar a nossa confiança e a nossa paz.

Nessas horas, precisamos lembrar da palavra de Deus: “Não temas”. Essa palavra não é uma mera frase de autoajuda ou uma tentativa de negar a realidade. É uma palavra de autoridade e de promessa. É uma palavra que revela o caráter e o propósito de Deus para as nossas vidas. Quando Deus nos diz para não temermos, ele está nos dizendo:

– Não temas, porque eu te amo.

Deus nos ama com um amor eterno, incondicional e sacrificial. Ele provou esse amor ao enviar o seu Filho Jesus Cristo para morrer na cruz pelos nossos pecados e nos dar a vida eterna. “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:10).

– Não temas, porque eu te conheço.

Deus nos conhece melhor do que nós mesmos. Ele sabe o que se passa no nosso coração, na nossa mente e na nossa alma. Além disso Ele sabe as nossas necessidades, os nossos sonhos, os nossos anseios e as nossas fraquezas. Ele sabe o que é melhor para nós e tem um plano perfeito para a nossa felicidade. “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem” (Salmos 139:13-14).

– Não temas, porque eu te protejo.

Deus nos protege de todo mal e de todo perigo. Ele é o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o nosso escudo, o nosso socorro. Afinal de contas Ele nos livra das ciladas do inimigo e das armadilhas do mundo. Além disso Ele nos guarda de todo mal e nos conduz em segurança. “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Salmos 23:1-4).

– Não temas, porque eu te capacito.

Deus nos capacita para cumprir a sua vontade e para vencer os desafios da vida. Ele nos dá sabedoria, força, coragem, fé, esperança e amor. Ele nos dá dons, talentos, recursos e oportunidades. Outrossim Ele nos dá o seu Espírito Santo, que nos ensina, nos guia, nos consola e nos santifica. “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8).

– Não temas, porque eu te abençoo.

Deus nos abençoa com toda sorte de bênçãos espirituais e materiais. Ele nos dá graça, paz, alegria, saúde, prosperidade e salvação. Além disso Ele nos dá uma família, uma igreja, uma comunidade e uma nação. Ele nos dá uma esperança viva e uma herança incorruptível. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Efésios 1:3).

Essas são algumas das razões pelas quais podemos confiar em Deus e não temer nada nem ninguém. Deus é fiel às suas promessas e cumpre tudo o que diz. Ele nunca nos abandona nem nos decepciona. Ele é o nosso Pai celestial, que cuida de nós com amor e bondade.

 

Qual palavra se repete 365 vezes na Bíblia?

E você? Você tem vivido sob o “não temas” de Deus ou sob o medo do mundo? Seja sincero(a), você tem experimentado a presença e o poder de Deus na sua vida ou tem se sentido sozinho e desamparado? Você tem obedecido à vontade de Deus ou tem se conformado com os padrões do mundo?

Se você quer conhecer mais a Bíblia ou se preparar para o exercício do seu ministério, eu tenho uma ótima notícia para você: existe um curso que pode te ajudar nessa jornada de fé e conhecimento. É o Seminário Teológico FVC, um curso online que oferece uma formação teológica de qualidade, com professores capacitados e comprometidos a lhe transmitir tudo o que sabem sobre a Bíblia Sagrada.

Então não perca tempo; se matricule agora no Seminário Teológico FVC e venha se qualificar para o exercício de seu ministério.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *