Como a Bíblia pode nos ajudar a ter um trabalho produtivo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Como a Bíblia pode nos ajudar a ter um trabalho produtivo - Blog Vladimiraraujo
  1. Como a Bíblia pode nos ajudar a ter um trabalho produtivo

A Bíblia é um livro sagrado que contém a revelação de Deus para a humanidade. Ela é composta por 66 livros, divididos em Antigo e Novo Testamento, que narram desde a criação do mundo até as profecias sobre o fim dos tempos. Mas será que a Bíblia tem algo a ver com o nosso trabalho? Será que ela pode nos ensinar princípios e valores que nos ajudem a ser mais produtivos e realizados em nossa profissão? A resposta é sim! Neste artigo, vamos ver como a Bíblia pode nos ajudar a ter um trabalho produtivo, abordando os seguintes aspectos:

– O propósito do trabalho
– A ética do trabalho
– A excelência do trabalho
– A bênção do trabalho
– A missão do trabalho

 

Como a Bíblia pode nos ajudar a ter um trabalho produtivo – O propósito do trabalho

O primeiro aspecto que a Bíblia nos ensina sobre o trabalho é o seu propósito. O trabalho não é um castigo ou uma maldição, mas uma vocação e uma dádiva de Deus. O trabalho faz parte do plano original de Deus para o ser humano, que foi criado à sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26-27). Deus é um Deus trabalhador, que criou todas as coisas com sabedoria e ordem (Gênesis 1:1-31). Ele também deu ao homem a responsabilidade de cuidar da sua criação, dando-lhe domínio sobre os animais, as plantas e os recursos naturais (Gênesis 1:28-30; 2:15). Portanto, o trabalho é uma forma de honrar a Deus, de expressar a sua imagem e de exercer o seu mandato cultural.

Isso significa que todo trabalho honesto e lícito tem valor aos olhos de Deus, seja ele manual ou intelectual, secular ou religioso, remunerado ou voluntário. Não há distinção entre trabalho sagrado e profano, pois tudo deve ser feito para a glória de Deus (Colossenses 3:17; 1 Coríntios 10:31). O trabalho também é uma forma de servir ao próximo, de contribuir para o bem comum e de promover o desenvolvimento da sociedade (Efésios 4:28; Gálatas 6:10). Assim, o trabalho tem um propósito transcendente, que vai além da mera sobrevivência ou do lucro pessoal.

 

Como a Bíblia pode nos ajudar a ter um trabalho produtivo – A ética do trabalho

O segundo aspecto que a Bíblia nos ensina sobre o trabalho é a sua ética. A ética do trabalho é o conjunto de princípios e valores que orientam a conduta do trabalhador em relação a si mesmo, aos seus colegas, aos seus superiores, aos seus clientes e à sociedade. A Bíblia nos oferece vários exemplos de ética no trabalho, tanto positivos quanto negativos. Por exemplo, José foi um homem íntegro e fiel que prosperou em todas as suas atividades, mesmo enfrentando adversidades e injustiças (Gênesis 39-41). Já Ananias e Safira foram um casal desonesto e mentiroso que tentou enganar a Deus e aos homens, sofrendo as consequências de seu pecado (Atos 5:1-11).

 

Como a Bíblia pode nos ajudar a ter um trabalho produtivo –  A bênção do trabalho

O quarto aspecto que devemos reconhecer é que o trabalho traz bênçãos tanto para nós quanto para os outros. A bênção do trabalho significa receber os frutos do nosso labor, como recompensa e satisfação. A Bíblia nos promete que Deus abençoa o trabalho das nossas mãos, quando o fazemos com fidelidade e obediência (Deuteronômio 28:12). Ela também nos assegura que Deus supre todas as nossas necessidades, quando buscamos em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça (Mateus 6:33).

A bênção do trabalho também significa compartilhar os frutos do nosso labor, como generosidade e solidariedade. A Bíblia nos instrui a sermos generosos com os nossos recursos, dando com alegria e liberalidade (2 Coríntios 9:6-7). Ela também nos desafia a sermos solidários com os necessitados, praticando a justiça e a misericórdia (Provérbios 19:17).

 

Como a Bíblia pode nos ajudar a ter um trabalho produtivo – A missão do trabalho

O quinto e último aspecto que devemos lembrar é que o trabalho tem uma missão, relacionada ao propósito de Deus para a nossa vida. A missão do trabalho significa cumprir o chamado de Deus para a nossa vocação, como testemunho e serviço. A Bíblia nos revela que Deus nos chamou para sermos seus filhos, seus amigos e seus cooperadores (João 15:15-16). Entretanto Ele nos deu dons, talentos e oportunidades para exercermos a nossa vocação, seja ela qual for (Efésios 2:10). Portanto Ele nos enviou para sermos sal da terra e luz do mundo, influenciando positivamente as pessoas e as estruturas da sociedade (Mateus 5:13-16).

A missão do trabalho também significa participar do plano de Deus para a redenção da sua criação, como esperança e transformação. A Bíblia nos mostra que Deus tem um plano eterno para restaurar todas as coisas em Cristo, que é o Senhor de tudo (Efésios 1:10). Enfim, Ele nos convida a colaborar com esse plano, sendo agentes de reconciliação, paz e justiça no mundo (2 Coríntios 5:18-20).

 

A Bíblia também nos dá vários mandamentos e orientações sobre como devemos trabalhar.

Por exemplo 5 dentre outras delas:

1 – Devemos trabalhar com diligência e dedicação, não com preguiça ou negligência (Provérbios 6:6-11; 10:4; 12:24; 13:4; Colossenses 3:23; Efésios 6:5-8).
2 – Devemos trabalhar com honestidade e integridade, não com fraude ou corrupção (Levítico 19:35-36; Deuteronômio 25:13-16; Provérbios 11:1; 16:11; Efésios 4:25; Colossenses 3:9).
3 – Devemos trabalhar com justiça e equidade, não com opressão ou exploração (Êxodo 20:15; Levítico 19:13; Deuteronômio 24:14-15; Tiago 5:1-6; Colossenses 4:1).
4 – Devemos trabalhar com cooperação e respeito, não com competição ou conflito (Romanos 12:16-18; Filipenses 2:3-4; Efésios 4:2-3; Colossenses 3:13).
5 – Devemos trabalhar com moderação e equilíbrio, não com excesso ou escravidão (Eclesiastes 2:22-23; 4:6; Mateus 6:24-34; 1 Timóteo 6:6-10).

Como a Bíblia pode nos ajudar a ter um trabalho produtivo – A excelência do trabalho

O terceiro aspecto que a Bíblia nos ensina sobre o trabalho é a sua excelência. Portanto a excelência do trabalho é a qualidade e a eficiência que o trabalhador busca em suas tarefas, visando a satisfação de Deus, de si mesmo e dos outros. Entretanto a Bíblia nos mostra que Deus é um Deus de excelência, que faz todas as coisas bem feitas e que se agrada daquilo que é bom, belo e útil (Gênesis 1:31; Êxodo 31:1-11; Salmo 19:1; Eclesiastes 3:11). Além disso, Ele também nos capacita e nos habilita para realizar o seu propósito em nossas vidas, dando-nos dons, talentos e habilidades que devem ser desenvolvidos e aprimorados (Êxodo 35:30-35; Romanos 12:6-8).

A Bíblia é um guia valioso para nos ajudar a sermos mais produtivos em nosso trabalho. Ela nos ensina a buscar a excelência em tudo o que fazemos, a honrar nossos compromissos e a tratar os outros com respeito e dedicação. Ao seguir os princípios da Bíblia, podemos encontrar orientação e encorajamento para alcançar um trabalho produtivo e gratificante.

 

Conclusão

Como vimos, a Bíblia pode nos ajudar a ter um trabalho produtivo, se seguirmos os seus ensinamentos e princípios. O trabalho é um dom de Deus, que deve ser feito com ética, excelência, bênção e missão. O trabalho é uma forma de adorarmos a Deus, servirmos ao próximo e cumprirmos o nosso propósito.

Se você gostou deste artigo e quer conhecer mais sobre a Bíblia ou se preparar para o exercício do seu ministério, eu tenho uma ótima dica para você. Conheça o curso Seminário Teológico FVC, um curso online que vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre teologia, história, geologia, geografia e direitos autorais aplicados à Bíblia. Você vai aprender com os melhores professores e ter acesso a um material de qualidade. Não perca essa oportunidade! Clique no link abaixo e saiba mais!

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *