Como Barnabé encorajou os primeiros cristãos?
Barnabé foi um dos primeiros discípulos de Jesus que teve um papel fundamental na expansão do cristianismo no primeiro século. Seu nome significa “filho da consolação” ou “filho do encorajamento” (Atos 4:36) e ele fez jus a esse nome ao apoiar, incentivar e orientar outros cristãos em sua caminhada de fé.
Então neste artigo, vamos ver como Barnabé encorajou os primeiros cristãos em quatro aspectos: na comunhão, na missão, na graça e na perseverança.
Como Barnabé encorajou os primeiros cristãos? – Na comunhão
Barnabé foi um homem generoso que compartilhou seus bens com os irmãos necessitados. Ele vendeu um campo que possuía e entregou o dinheiro aos apóstolos para que fosse distribuído entre os membros da igreja (Atos 4:37). Logo depois disso ele demonstrou assim o seu amor pela comunidade cristã e o seu desapego pelas coisas materiais. Ele também foi um homem acolhedor que abriu as portas para novos convertidos.
Quando Saulo, o perseguidor dos cristãos, se converteu a Cristo, muitos desconfiaram dele e temeram que fosse uma armadilha. Mas Barnabé o levou aos apóstolos e contou como ele havia visto o Senhor no caminho de Damasco e como ele havia pregado ousadamente em nome de Jesus (Atos 9:26-27). Ele foi um intermediário entre Saulo e a igreja, facilitando a sua integração e aceitação.
Como Barnabé encorajou os primeiros cristãos? – Na missão
Barnabé foi um homem visionário que reconheceu o potencial de Saulo para a obra de Deus. Ele foi buscá-lo em Tarso e o levou para Antioquia, onde ambos ensinaram por um ano uma grande multidão de discípulos (Atos 11:25-26). Foi em Antioquia que os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de cristãos. Barnabé também foi um homem obediente que atendeu ao chamado de Deus para a missão transcultural.
Ele e Saulo foram separados pelo Espírito Santo para realizarem uma viagem missionária por diversas regiões do Império Romano, levando o evangelho aos gentios (Atos 13:1-3). Eles enfrentaram muitas dificuldades, mas também viram muitas conversões e milagres. Barnabé foi um companheiro fiel de Saulo nessa jornada, até que eles se separaram por causa de uma divergência sobre João Marcos (Atos 15:36-41).
Como Barnabé encorajou os primeiros cristãos? – Na graça
Barnabé foi um homem cheio do Espírito Santo e da fé (Atos 11:24). Ele experimentou a graça de Deus em sua vida e a transmitiu aos outros. Além disso ele foi um defensor da liberdade cristã diante do legalismo judaico. Ademais ele participou do concílio de Jerusalém, onde se decidiu que os gentios convertidos não precisavam se circuncidar nem seguir a lei de Moisés para serem salvos (Atos 15:1-35).
Ele defendeu que a salvação é pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, e não pelas obras da lei. Em seguida ele também foi um restaurador da graça diante do fracasso humano. Logo depois ele não desistiu de João Marcos, que os havia abandonado na primeira viagem missionária. Enfim ele o levou consigo para Chipre, sua terra natal, e o discipulou (Atos 15:39). Mais tarde, Paulo reconheceu o valor de Marcos e o chamou de cooperador útil para o ministério (2 Timóteo 4:11).
Como Barnabé encorajou os primeiros cristãos? – Na perseverança
Barnabé foi um homem corajoso que não se intimidou diante das perseguições e das adversidades. Posteriormente ele enfrentou as ameaças dos judeus incrédulos que tentaram apedrejá-lo junto com Paulo em Icônio (Atos 14:5). Além disso ele também resistiu à tentação dos gentios idólatras que queriam oferecer sacrifícios a ele e a Paulo em Listra, pensando que eles fossem deuses (Atos 14:11-18).
Ele não se deixou levar pela vanglória nem pelo medo, mas manteve-se firme na verdade do evangelho. Entretanto ele também foi um homem humilde que não se envaideceu diante dos elogios e das honras. Enfim, ele foi chamado de “profeta e mestre” (Atos 13:1), de “homem de Deus” (Atos 14:14) e de “apóstolo” (Atos 14:14). Mas ele não buscou sua própria glória, nem se considerou superior aos outros. Por fim ele foi um servo de Cristo e um amigo dos irmãos.
Como Barnabé encorajou os primeiros cristãos? – Aplicação prática
Barnabé é um exemplo inspirador para todos os cristãos que desejam encorajar uns aos outros na fé. Ele nos ensina a sermos generosos, acolhedores, visionários, obedientes, cheios do Espírito, defensores da graça, restauradores dos caídos, corajosos, resistentes e humildes. Portanto ele nos desafia a usarmos nossos dons, talentos e recursos para edificar o corpo de Cristo e expandir o reino de Deus. Ele nos convida a sermos filhos da consolação e do encorajamento, assim como ele foi.
Se você quer conhecer mais a Bíblia ou se preparar para o exercício de seu ministério, conheça o curso: Seminário Teológico FVC. É um curso online, completo e acessível, que vai te capacitar para servir a Deus com excelência e paixão.
Acesse o link abaixo e saiba mais: https://www.vladimiraraujo.com/seminarioteologicofvc/