Logo_retangular_vladimir_araujo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Verdadeiro natal a luz da Bíblia

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Verdadeiro Natal a Luz da Bíblia - Blog vladimiraraujo

Verdadeiro natal a luz da Bíblia

O natal é uma das datas mais celebradas no mundo, mas você sabe qual é o verdadeiro significado dessa festa? Você conhece os fatos bíblicos que envolvem o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador da humanidade?

Portanto neste post, vamos explorar algumas curiosidades bíblicas sobre o verdadeiro natal, e como ele pode transformar a nossa vida hoje.

Acompanhe!

 

O contexto histórico do nascimento de Jesus

A Bíblia nos conta que Jesus nasceu em Belém, na Judeia, durante o reinado de Herodes, o Grande. Esse rei era um governante cruel e ambicioso, que se aliou aos romanos para manter o controle sobre a região. Ele também era conhecido por sua paranoia e violência, mandando matar seus próprios filhos e esposas por suspeita de traição.

Herodes ficou perturbado quando recebeu a visita dos magos do Oriente, que vieram adorar o recém-nascido Rei dos Judeus. Ele temeu perder o seu trono e ordenou que todos os meninos de até dois anos fossem mortos em Belém e arredores (Mateus 2:16-18). Porém, Deus avisou José em sonho para fugir com Maria e Jesus para o Egito, até que Herodes morresse (Mateus 2:13-15).

O nascimento de Jesus foi profetizado séculos antes pelos profetas do Antigo Testamento. Isaías anunciou que uma virgem conceberia e daria à luz um filho, que seria chamado de Emanuel, que significa “Deus conosco” (Isaías 7:14). Miqueias revelou que o Messias nasceria em Belém, a cidade de Davi (Miqueias 5:2). E Zacarias predisse que ele entraria em Jerusalém montado em um jumentinho, como um rei humilde e pacífico (Zacarias 9:9).

 

O cenário geográfico do nascimento de Jesus

A Bíblia também nos dá detalhes sobre o lugar onde Jesus nasceu. Então Ele não veio ao mundo em um palácio luxuoso, nem em um hospital moderno. Apesar disso Ele nasceu em uma estrebaria, um lugar simples e sujo, onde os animais eram guardados. Logo após Ele foi envolvido em panos e deitado em uma manjedoura, um cocho usado para alimentar os animais (Lucas 2:7).

A razão pela qual José e Maria foram parar em Belém foi um decreto do imperador romano Augusto, que ordenou um recenseamento de todo o império. Como José era descendente de Davi, ele teve que ir à cidade de Davi para se registrar. Maria, que estava grávida, o acompanhou na viagem. Eles não encontraram lugar para se hospedar na cidade, por isso tiveram que se acomodar na estrebaria (Lucas 2:1-7).

O nascimento de Jesus foi anunciado por anjos aos pastores que estavam nos campos próximos a Belém. Eles foram surpreendidos por uma grande luz e uma mensagem celestial: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:10-11). Os pastores foram ver o menino e depois espalharam a notícia por toda a região (Lucas 2:15-20).

 

A aplicação prática do nascimento de Jesus

O que podemos aprender com o nascimento de Jesus? Como ele pode impactar a nossa vida hoje? Veja algumas lições práticas que podemos tirar dessa história maravilhosa:

– O nascimento de Jesus revela o amor de Deus por nós. Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo para nos salvar dos nossos pecados e nos dar a vida eterna (João 3:16). Ele não poupou o seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós (Romanos 8:32). Além disso Ele nos amou primeiro, quando ainda éramos pecadores (1 João 4:19; Romanos 5:8).
– O nascimento de Jesus mostra a humildade de Deus conosco. Deus se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade (João 1:14). Ele se esvaziou de si mesmo e tomou a forma de servo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz (Filipenses 2:7-8). Ele não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Marcos 10:45).
– O nascimento de Jesus desperta a nossa em Deus conosco. Deus cumpriu as suas promessas e enviou o seu Messias, o Emanuel, o Deus conosco (Mateus 1:23). Ele está conosco todos os dias, até o fim dos tempos (Mateus 28:20). Ele nos dá a sua paz, que excede todo o entendimento, e guarda os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus (Filipenses 4:7).

 

Verdadeiro natal a luz da Bíblia

O verdadeiro natal é uma celebração do amor, da humildade e da fé em Deus. Portanto é uma oportunidade de agradecer a Deus pelo seu presente incomparável: Jesus Cristo, o nosso Salvador. Além disso é um convite para nos aproximarmos de Deus e nos rendermos à sua vontade. Por fim é um desafio para vivermos como Jesus viveu, servindo aos outros com amor e compaixão.

 

Enfim, você quer conhecer mais a Bíblia ou se preparar para o exercício de seu ministério? Então conheça o curso: Seminário Teológico FVC. Nesse curso, você vai aprender sobre teologia, história, geologia, geografia e muito mais.

Então você vai se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus e se capacitar para servir ao Reino de Deus. Portanto não perca essa oportunidade!

Clique aqui e saiba mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Pr. vladimir araujo

Pr. Vladimir Araujo

Pastor, casado, apaixonado por estudo bíblico. Criador dessa ferramenta com intuíto de compartilhar, com você, conhecimento e curiosidades bíblicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *