As passagens mais inusitadas e desconhecidas da Bíblia Sagrada!
Você já leu a Bíblia inteira? Se sim, parabéns!
Você faz parte de um grupo seleto de pessoas que conhece a Palavra de Deus de capa a capa. Mas se não, não se preocupe. A Bíblia é um livro tão rico e profundo que sempre há algo novo a aprender, mesmo para os mais experientes.
Então neste post, vamos explorar algumas das passagens mais inusitadas e desconhecidas da Bíblia, que podem surpreender você com sua relevância e aplicação para os nossos dias.
Vamos lá?
As passagens mais inusitadas e desconhecidas da Bíblia Sagrada! O homem que morreu duas vezes
Você sabia que há um homem na Bíblia que morreu duas vezes? Não, não estamos falando de Lázaro, que foi ressuscitado por Jesus (João 11:1-44). Estamos falando de um homem anônimo que foi sepultado no túmulo do profeta Eliseu. Quando o corpo do homem tocou os ossos de Eliseu, ele reviveu e se levantou (2 Reis 13:21). Imagine o susto dos que estavam sepultando-o!
Essa passagem nos mostra o poder de Deus, que pode fazer milagres até mesmo através dos restos mortais de seus servos. Também nos lembra que a morte não é o fim para os que creem em Deus, mas apenas uma transição para a vida eterna.
As passagens mais inusitadas e desconhecidas da Bíblia Sagrada! A mula que falou
Você já conversou com um animal? Talvez você tenha falado com seu cachorro ou gato, mas eles não responderam, certo? Pois na Bíblia há um caso de um animal que falou com seu dono. Foi a mula de Balaão, um profeta que foi contratado pelo rei Balaque para amaldiçoar o povo de Israel. No caminho, um anjo do Senhor se opôs a Balaão e ficou parado na estrada com uma espada na mão.
A mula viu o anjo e desviou do caminho três vezes, mas Balaão não viu e bateu na mula. Então, o Senhor abriu a boca da mula, que reclamou com Balaão: “Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?” (Números 22:28). Balaão ainda discutiu com a mula, até que o Senhor abriu seus olhos e ele viu o anjo. Essa passagem nos mostra que Deus pode usar qualquer meio para se comunicar conosco, até mesmo um animal. Também nos alerta para não sermos teimosos e desobedientes à vontade de Deus, pois Ele pode nos repreender de formas inesperadas.
As passagens mais inusitadas e desconhecidas da Bíblia Sagrada! O rei que foi comido por vermes
Você já ouviu falar do rei Herodes Agripa? Ele foi um dos governantes da Palestina no tempo do Novo Testamento. Além disso ele era neto de Herodes, o Grande, que mandou matar os meninos de Belém na época do nascimento de Jesus (Mateus 2:16-18). Ademais ele também era sobrinho de Herodes Antipas, que mandou decapitar João Batista (Mateus 14:1-12) e zombou de Jesus antes da crucificação (Lucas 23:6-12). Herodes Agripa seguiu os passos de seus antepassados e perseguiu os cristãos. Ele mandou matar Tiago, irmão de João, e prendeu Pedro (Atos 12:1-4). Mas Deus não ficou indiferente às suas maldades. Um dia, Herodes Agripa foi a Cesareia e fez um discurso ao povo.
Os que o ouviam começaram a gritar: “É voz de Deus, e não de homem!” (Atos 12:22). Herodes Agripa aceitou o elogio sem dar glória a Deus. Então, imediatamente um anjo do Senhor o feriu, “porque não deu glória a Deus; e, comido de vermes, expirou” (Atos 12:23). Essa passagem nos mostra que Deus é soberano sobre todos os reis e governantes da terra. Ele não tolera a soberba e a idolatria, mas exige que lhe demos a honra e a glória que lhe são devidas. Também nos encoraja a confiar em Deus, que é capaz de livrar seu povo da opressão dos ímpios.
As passagens mais inusitadas e desconhecidas da Bíblia Sagrada! A mulher que virou estátua de sal
Você já viu uma estátua de sal? Talvez você tenha visto em algum museu ou exposição, mas na Bíblia há um caso de uma mulher que se transformou em uma estátua de sal. Foi a esposa de Ló, um sobrinho de Abraão que morava na cidade de Sodoma. Sodoma era uma cidade muito pecaminosa, que provocou a ira de Deus. Deus decidiu destruir Sodoma e Gomorra, outra cidade vizinha, com fogo e enxofre. Mas Ele teve misericórdia de Ló e sua família, e enviou dois anjos para tirá-los da cidade.
Os anjos ordenaram a Ló, sua esposa e suas duas filhas que fugissem sem olhar para trás. Mas, enquanto fugiam, a mulher de Ló olhou para trás e se transformou em uma estátua de sal (Gênesis 19:26). Essa passagem nos mostra que Deus é justo e santo, e não pode tolerar o pecado. Ele castiga os rebeldes, mas salva os justos. Também nos ensina a obedecer à voz de Deus, sem hesitar ou duvidar. A mulher de Ló olhou para trás porque tinha apego à sua vida em Sodoma, e perdeu sua vida por causa disso.
As passagens mais inusitadas e desconhecidas da Bíblia Sagrada! O homem que foi engolido por um peixe
Você já foi engolido por um peixe? Provavelmente não, mas na Bíblia há um homem que passou por essa experiência. Foi Jonas, um profeta que recebeu uma ordem de Deus para pregar na cidade de Nínive, capital da Assíria. Nínive era uma cidade inimiga de Israel, que praticava muitas atrocidades e violências. Jonas não quis obedecer a Deus e tentou fugir em um navio para outra direção. Mas Deus enviou uma grande tempestade no mar, que ameaçou afundar o navio. Jonas reconheceu que era o culpado pela tempestade e pediu aos marinheiros que o lançassem ao mar. Eles assim fizeram, e o mar se acalmou. Mas Deus preparou um grande peixe para engolir Jonas.
Jonas ficou três dias e três noites dentro do peixe, orando e se arrependendo. Então, o peixe vomitou Jonas na terra (Jonas 1:1-2:10). Essa passagem nos mostra que Deus é soberano sobre toda a criação, e pode usar até mesmo um peixe para cumprir seus propósitos. Também nos mostra que Deus é misericordioso e compassivo, e quer salvar até mesmo os piores pecadores. Ele não desiste de nós quando fugimos dele, mas nos dá oportunidades para nos arrependermos e obedecermos.
As passagens mais inusitadas e desconhecidas da Bíblia Sagrada! – Conclusão
Essas foram algumas das passagens mais inusitadas e desconhecidas da Bíblia Sagrada. Elas nos revelam aspectos surpreendentes do caráter e do poder de Deus, bem como da sua relação com os seres humanos. Elas também nos desafiam a conhecer mais a Bíblia, que é a fonte da verdade e da vida.
Se você gostou deste post e quer aprender mais sobre a Bíblia ou se preparar para o exercício do seu ministério, conheça o curso: Seminário Teológico FVC. É um curso online, completo e acessível, que vai te capacitar para entender melhor as Escrituras Sagradas e aplicá-las à sua vida pessoal e profissional. Não perca essa oportunidade!