Quais eram os principais costumes judaicos?

Nosso blog está repleto de conteúdo relevante,como este, para que você possa desobrir muitas curiosidades, histórias, vida de personagens e perguntas & respostas da Bíblia Sagrada.

Aproveite!

Quais eram os principais costumes judaicos

Olá, leitor! Você já se perguntou quais eram os principais costumes judaicos na época bíblica?

Então neste post, eu vou agir como um especialista em teologia, história, geologia, geografia e direitos autorais. Tudo para te ajudar a descobrir algumas curiosidades bíblicas sobre esse assunto.

Vamos lá?

 

Contexto histórico

Primeiramente precisamos relatar que os judeus são um povo que descende de Abraão, o patriarca da . Portanto eles receberam de Deus uma aliança e uma promessa de serem uma nação abençoada. Bem como uma bênção para todas as famílias da terra (Gênesis 12:1-3). Porém, ao longo da história, eles enfrentaram muitas dificuldades. Tais como a escravidão no Egito, o exílio na Babilônia, a dominação de impérios estrangeiros e a perseguição de inimigos.

Apesar de todas as adversidades, os judeus mantiveram sua identidade e sua cultura, baseadas na lei de Moisés e nos profetas. Ainda assim eles tinham costumes que os diferenciavam dos outros povos e que expressavam sua fé e sua obediência a Deus.

Alguns costumes judaicos

Entre os principais costumes judaicos, podemos destacar:

A circuncisão: era o sinal da aliança entre Deus e os descendentes de Abraão. Todo menino judeu deveria ser circuncidado no oitavo dia de vida, como um ato de consagração e pertença ao povo de Deus (Gênesis 17:9-14).

O sábado: era o dia sagrado de descanso e adoração a Deus. Os judeus deveriam guardar o sábado desde o pôr do sol da sexta-feira até o pôr do sol do sábado, abstendo-se de qualquer trabalho ou atividade secular. O sábado era uma lembrança da criação de Deus e da libertação do Egito (Êxodo 20:8-11).

As festas: eram celebrações que marcavam os principais eventos da história e da fé do povo judeu. Entre as festas mais importantes, estavam a Páscoa, que comemorava a saída do Egito; o Pentecostes, que celebrava a colheita e a entrega da lei no Sinai; os Tabernáculos, que recordava a peregrinação no deserto; o Yom Kippur, que era o dia do perdão dos pecados; e o Purim, que festejava a vitória sobre Hamã (Levítico 23; Ester 9).

 

Mais costumes judaicos

A alimentação: era regulada pela lei de Moisés, que determinava quais animais eram considerados puros ou impuros para consumo. Os judeus só podiam comer animais que ruminassem e tivessem cascos fendidos, como bois, ovelhas e cabras; peixes que tivessem escamas e barbatanas; aves que não fossem predadoras ou carniceiras; e insetos que tivessem pernas articuladas para saltar, como gafanhotos e locustas. Além disso, eles não podiam comer sangue nem carne cozida com leite (Levítico 11; Deuteronômio 14).

A vestimenta: era composta por roupas simples e modestas, feitas de linho ou lã. Os homens usavam túnicas longas, cintos, sandálias e turbantes. As mulheres usavam vestidos longos, véus e adornos. Ambos deveriam usar franjas nas bordas das suas vestes, como um lembrete dos mandamentos de Deus (Números 15:37-41). Além disso, os homens não podiam cortar as pontas da barba nem raspar a cabeça (Levítico 19:27).

Aplicação prática

Você pode estar se perguntando: o que esses costumes judaicos têm a ver com a nossa vida hoje? A resposta é: muito! Embora nós não sejamos obrigados a seguir esses costumes literalmente, eles nos ensinam princípios valiosos para a nossa fé e o nosso relacionamento com Deus. Veja alguns exemplos:

A circuncisão nos lembra que somos chamados a ser um povo separado para Deus, que vive pela fé e pela graça, e não pelas obras da lei (Romanos 4:9-12; Gálatas 5:6).
O sábado nos lembra que devemos dedicar tempo e espaço para o culto e o descanso em Deus, reconhecendo que Ele é o Senhor da nossa vida e da nossa história (Hebreus 4:9-11; Mateus 11:28-30).
As festas nos lembra que devemos celebrar a salvação e a provisão de Deus, agradecendo por tudo o que Ele fez, faz e fará por nós (Colossenses 2:16-17; 1 Tessalonicenses 5:16-18).
A alimentação nos lembra que devemos cuidar do nosso corpo, que é templo do Espírito Santo, e evitar tudo o que possa contaminar a nossa mente, o nosso coração e a nossa consciência (1 Coríntios 6:19-20; Romanos 14:13-23).
A vestimenta nos lembra que devemos nos vestir de forma decente e honrosa, refletindo a santidade e a beleza de Deus, e não seguindo os padrões do mundo (1 Timóteo 2:9-10; Colossenses 3:12-14).

Conclusão

Decerto neste post, você aprendeu um pouco sobre os principais costumes judaicos na época bíblica e como eles podem nos inspirar a viver uma vida de fé e obediência a Deus. Então espero que você tenha gostado e que tenha ficado curioso para saber mais sobre as curiosidades bíblicas.

Alías, se você quer conhecer mais a Bíblia ou se preparar para o exercício do seu ministério, eu tenho uma ótima dica para você: o curso Seminário Teológico FVC. Esse é um curso online, completo e acessível, que vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre teologia, história, geologia, geografia e direitos autorais aplicados à Bíblia. Decerto você vai aprender com professores qualificados e experientes, que vão te orientar passo a passo na sua jornada de conhecimento e crescimento espiritual.

Não perca essa oportunidade!

Clique no link abaixo e faça a sua inscrição agora mesmo.

Você vai se surpreender com o que Deus vai fazer na sua vida!

 

Seminário Teológico FVC

Não perca essa Oportunidade!

Descubra como você pode estar se qualificando e se habilitando para o exercício ministerial. Aulas presenciais e Online, Diploma reconhecido pelo MEC

Compartilhar postagem:

Sugestão de Posts

Siga-nos nas redes sociais

Como Podemos lhe ajudar?

Envie-nos sua mensagem