Jetro: Mais que um Nome
Você já ouviu falar de Jetro? Ele foi um personagem bíblico muito importante, mas que muitas vezes é esquecido ou ignorado. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre quem foi Jetro, qual foi o seu papel na história de Israel e como ele pode nos inspirar a sermos melhores servos de Deus.
Quem foi Jetro?
Jetro foi o sogro de Moisés, o líder do povo hebreu que libertou os israelitas da escravidão no Egito. Ele era sacerdote de Midiã, uma região que ficava a leste do mar Vermelho. Ele tinha sete filhas, e uma delas, Zípora, se casou com Moisés quando ele fugiu do Egito após matar um egípcio que maltratava um hebreu (Êxodo 2:11-22).
Jetro aparece pela primeira vez na Bíblia quando Moisés volta ao Egito para confrontar o faraó e exigir a libertação dos israelitas. Antes de partir, Moisés pede permissão a Jetro para levar sua esposa e seus filhos com ele. Jetro concorda e abençoa Moisés, dizendo: “Vai em paz” (Êxodo 4:18).
Jetro reaparece depois que os israelitas saem do Egito e atravessam o mar Vermelho. Ele ouve falar das maravilhas que Deus fez por meio de Moisés e decide ir ao seu encontro no deserto. Ele leva consigo Zípora e os dois filhos de Moisés, Gérson e Eliézer. Quando chega ao acampamento dos israelitas, Jetro se alegra ao ver Moisés e o abraça. Ele também oferece um holocausto e sacrifícios a Deus, e convida os anciãos de Israel para comerem pão com ele na presença de Deus (Êxodo 18:1-12).
Qual foi o papel de Jetro na história de Israel?
Além de ser o sogro de Moisés, Jetro também foi um conselheiro sábio e um amigo fiel. Ele observou como Moisés julgava o povo desde a manhã até a tarde, resolvendo todas as questões e conflitos que surgiam entre eles. Ele percebeu que isso era muito cansativo para Moisés e para o povo, e lhe disse: “Não é bom o que fazes” (Êxodo 18:17).
Jetro então sugeriu a Moisés que nomeasse homens capazes, tementes a Deus, honestos e inimigos da avareza para serem chefes de milhares, de cem, de cinquenta e de dez sobre o povo. Esses homens deveriam julgar as causas mais simples, e levar as mais difíceis a Moisés. Assim, Moisés poderia se dedicar apenas às questões mais importantes e ao ensino da lei de Deus ao povo. Moisés aceitou o conselho de Jetro e fez conforme ele lhe disse (Êxodo 18:13-26).
Esse foi um momento decisivo na organização do povo de Israel, pois permitiu que Moisés delegasse responsabilidades e formasse líderes para auxiliá-lo na condução da nação. Jetro demonstrou ter uma visão estratégica e um coração generoso ao ajudar Moisés a administrar melhor o seu tempo e os seus recursos.
Como Jetro pode nos inspirar a sermos melhores servos de Deus?
Jetro é um exemplo de alguém que reconheceu a grandeza de Deus e se dispôs a servi-lo com humildade e gratidão. Ele não era israelita, mas adorou ao Deus de Israel com sinceridade e reverência. Portanto, Ele não tinha inveja nem ciúme de Moisés, mas o honrou e o abençoou com suas palavras e suas atitudes. Ele não se aproveitou da posição privilegiada que tinha como sogro de Moisés, mas usou sua sabedoria e sua experiência para contribuir com o bem-estar do povo de Deus.
Podemos aprender com Jetro a valorizar as pessoas que Deus colocou em nossa vida, especialmente aquelas que exercem liderança sobre nós. Podemos também buscar a orientação de Deus para oferecermos conselhos úteis e edificantes aos nossos irmãos e irmãs em Cristo. E podemos, acima de tudo, louvar a Deus por tudo o que ele tem feito em nosso favor e em favor do seu povo.
Conheça mais a Bíblia
Se você deseja conhecer mais a Bíblia ou se preparar para o exercício de seu ministério, conheça o curso: Seminário Teológico FVC. É um curso online, completo e acessível, que vai te capacitar a entender melhor a Palavra de Deus e a aplicá-la em sua vida e em sua missão.