Personagens coadjuvantes surpreendentes na Bíblia

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Personagens coadjuvantes surpreendentes na Bíblia - Blog vladimiraraujo

Personagens coadjuvantes surpreendentes na Bíblia

Olá, leitor! Você já se perguntou quais são os personagens coadjuvantes surpreendentes na Bíblia? Aqueles que, apesar de não serem os protagonistas das histórias, tiveram um papel importante na revelação de Deus e na realização do seu plano.

Então neste post, vamos conhecer alguns desses personagens e ver como eles podem nos inspirar a viver uma vida de , obediência e serviço ao Senhor. Vamos lá?

Abigail: a mulher sábia que evitou um derramamento de sangue

Abigail era a esposa de Nabal, um homem rico, mas tolo e ingrato. Quando Davi, que ainda não era rei, mas estava fugindo de Saul, pediu a Nabal um pouco de comida para ele e seus homens, Nabal recusou e insultou Davi. Davi ficou furioso e decidiu atacar Nabal e seus servos. Mas Abigail, ao saber do que aconteceu, agiu com rapidez e sabedoria. Ela preparou um grande banquete e foi ao encontro de Davi, levando-lhe presentes e pedindo-lhe perdão pela atitude de seu marido. Ela também reconheceu que Davi era o ungido de Deus e que ele não deveria se vingar com suas próprias mãos. Davi ficou impressionado com a inteligência e a beleza de Abigail e aceitou sua oferta, desistindo de matar Nabal e seus homens. Pouco depois, Nabal morreu de um ataque cardíaco e Davi tomou Abigail como sua esposa (1 Samuel 25).

Abigail nos ensina que a sabedoria é melhor do que a riqueza, e que podemos evitar muitos conflitos se agirmos com prudência e humildade. Ela também nos mostra que devemos respeitar as autoridades que Deus colocou sobre nós, mesmo quando elas são injustas ou cruéis. Abigail foi uma mulher que honrou a Deus com suas palavras e suas ações.

Barnabé: o homem que encorajou os outros

Barnabé era um judeu da tribo de Levi, que se converteu ao cristianismo logo após a morte e ressurreição de Jesus. Seu nome verdadeiro era José, mas os apóstolos lhe deram o apelido de Barnabé, que significa “filho da consolação” ou “filho do encorajamento”. E ele fez jus a esse nome em várias ocasiões. Foi Barnabé quem apresentou Paulo aos apóstolos, depois que ele se converteu na estrada de Damasco.

Logo depois disso foi Barnabé quem acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária, levando o evangelho aos gentios. Então foi ele quem defendeu a liberdade dos cristãos gentios de não terem que seguir as leis judaicas para serem salvos. Além disso foi Barnabé quem acolheu João Marcos, seu primo, depois que ele abandonou Paulo na segunda viagem missionária. Por fim foi Barnabé quem incentivou muitos cristãos a permanecerem firmes na fé, mesmo diante das perseguições e das dificuldades (Atos 4:36-37; 9:26-27; 11:22-26; 13:1-3; 15:1-2; 15:36-41).

Barnabé nos ensina que o encorajamento é um dom precioso que podemos oferecer aos nossos irmãos em Cristo. Ele nos mostra que devemos ser generosos, bondosos, tolerantes e pacificadores. Ele também nos desafia a sermos corajosos em anunciar o evangelho a todas as pessoas, sem distinção ou preconceito.

Débora: a juíza que liderou o povo de Deus

Débora era uma profetisa e juíza em Israel, na época dos juízes. Ela julgava as causas do povo debaixo de uma palmeira, entre Ramá e Betel. Ela também recebia mensagens de Deus para orientar o povo. Um dia, Deus lhe disse para convocar Baraque, um líder militar, e ordenar-lhe que atacasse o rei Jabim de Canaã, que oprimia os israelitas há vinte anos. Baraque aceitou a ordem, mas pediu que Débora fosse com ele.

Débora concordou, mas disse que a honra da vitória seria de uma mulher, e não dele. Assim, Débora e Baraque reuniram dez mil homens e foram à batalha contra o exército de Sísera, o comandante de Jabim. Deus deu a vitória aos israelitas, mas Sísera fugiu e se escondeu na tenda de Jael, uma mulher queneia. Jael o acolheu, mas depois o matou com uma estaca, enquanto ele dormia. Assim se cumpriu a profecia de Débora, que louvou a Deus pelo livramento (Juízes 4-5).

Débora nos ensina que Deus pode usar qualquer pessoa, independentemente do sexo, para liderar o seu povo e cumprir o seu propósito. Ela nos mostra que devemos ser fiéis ao chamado de Deus e obedecer à sua voz. Ela também nos inspira a louvar a Deus por suas maravilhas e a reconhecer o valor dos que cooperam conosco.

Ebede-Meleque: o eunuco que salvou Jeremias

Ebede-Meleque era um eunuco etíope que servia ao rei Zedequias de Judá. Ele era um homem temente a Deus e amigo do profeta Jeremias. Quando Jeremias foi preso e jogado em um poço lamacento por ordem dos príncipes de Judá, que não gostavam da sua mensagem de juízo, Ebede-Meleque intercedeu por ele diante do rei.

Ele disse ao rei que Jeremias estava sofrendo injustamente e que iria morrer de fome no poço. O rei então ordenou que Ebede-Meleque tirasse Jeremias do poço, com a ajuda de alguns homens. Ebede-Meleque usou cordas e trapos velhos para puxar Jeremias sem machucá-lo. Depois disso, Jeremias continuou profetizando a palavra de Deus ao rei e ao povo (Jeremias 38).

Ebede-Meleque nos ensina que devemos ter compaixão pelos que sofrem e defender os que são perseguidos por causa da justiça. Ele nos mostra que devemos usar nossa posição e nossos recursos para ajudar os necessitados e os oprimidos. Ele também nos lembra que Deus vê nossas obras de misericórdia e nos recompensa por elas.

 

Febe: a diaconisa que serviu à igreja

Febe era uma mulher cristã que vivia em Cencréia, uma cidade portuária próxima a Corinto. Ela era uma diaconisa, ou seja, uma serva da igreja, que ajudava os pobres, os doentes, os viajantes e os missionários. Ela também era uma benfeitora, ou seja, uma pessoa que contribuía financeiramente para o sustento da obra de Deus.

Foi ela quem levou a carta de Paulo aos Romanos até Roma, onde ela entregou aos destinatários e explicou o seu conteúdo. Paulo tinha grande apreço por Febe e pediu aos romanos que a recebessem bem e que a ajudassem em tudo o que ela precisasse (Romanos 16:1-2).

Febe nos ensina que devemos servir à igreja com amor e dedicação, usando os dons e os recursos que Deus nos deu. Ela nos mostra que devemos apoiar os que pregam o evangelho e facilitar a comunicação entre os cristãos. Ela também nos encoraja a sermos hospitaleiros e generosos com os nossos irmãos em Cristo.

Estes são apenas alguns dos personagens coadjuvantes surpreendentes na Bíblia. Há muitos outros que poderíamos mencionar, como Rute, Josué, Ana, Estêvão, Priscila e Áquila, Timóteo, Lídia e tantos outros. Todos eles têm algo em comum: eles foram usados por Deus para cumprir o seu plano de salvação para a humanidade. Eles não buscaram fama ou glória, mas sim honrar a Deus com suas vidas.

E você?

Você quer ser um personagem coadjuvante surpreendente na história de Deus? Você quer fazer parte da história Bíblica? Procure o mais breve possível uma Igreja mais próxima de você e peça orientação de como ser um personagem na história Bíblica.

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *