Lição de amor fraternal

Nosso blog está repleto de conteúdo relevante,como este, para que você possa desobrir muitas curiosidades, histórias, vida de personagens e perguntas & respostas da Bíblia Sagrada.

Aproveite!

Lição de amor fraternal

Você já parou para pensar no que significa amar o seu próximo como a si mesmo? Então, essa é uma das lições mais importantes que a Bíblia nos ensina, e que Jesus resumiu como o segundo maior mandamento (Mateus 22:39).

Então neste post, vamos explorar algumas curiosidades bíblicas sobre o amor fraternal, e como podemos aplicá-lo em nossa vida cotidiana.

 

O que é o amor fraternal?

O amor fraternal é um tipo de amor que se baseia na fraternidade, na comunhão, na solidariedade e na amizade entre as pessoas. É um amor que não busca interesses próprios, mas que se preocupa com o bem-estar do outro. Alérm disso é um amor que se expressa em ações concretas, como ajudar, servir, perdoar, consolar, etc.

A palavra grega que a Bíblia usa para se referir ao amor fraternal é “philadelphia”, que significa literalmente “amor de irmão”. Outrossim, essa palavra aparece várias vezes no Novo Testamento, especialmente nas cartas dos apóstolos. Por exemplo, Paulo exorta os romanos a terem “amor fraternal uns para com os outros” (Romanos 12:10), e Pedro incentiva os cristãos a “terem ardente amor uns para com os outros” (1 Pedro 4:8).

O amor fraternal é um reflexo do amor de Deus por nós. Deus nos amou primeiro, e nos adotou como seus filhos por meio de Jesus Cristo (Efésios 1:5). Portanto, somos irmãos e irmãs em Cristo, e devemos nos amar uns aos outros como Deus nos ama (1 João 4:11).

 

Como praticar o amor fraternal?

O amor fraternal não é algo que surge naturalmente em nosso coração. Pelo contrário, é um fruto do Espírito Santo que habita em nós (Gálatas 5:22). Por isso, precisamos pedir a Deus que nos encha do seu amor, e que nos ajude a demonstrá-lo aos nossos irmãos e irmãs em Cristo.

Ademais algumas formas práticas de praticar o amor fraternal são:

– Orar uns pelos outros. A oração é uma forma poderosa de interceder pelo bem do nosso próximo, e de fortalecer os laços de comunhão entre nós. Podemos orar pelos nossos familiares, amigos, líderes, pastores, missionários, etc., pedindo a Deus que os abençoe, proteja, oriente e supra suas necessidades.

– Compartilhar uns com os outros. O amor fraternal também se manifesta na generosidade e na partilha dos nossos bens materiais e espirituais. Podemos compartilhar o nosso tempo, os nossos dons, os nossos recursos, as nossas experiências, as nossas palavras de ânimo e edificação, etc., buscando suprir as necessidades dos nossos irmãos e irmãs em Cristo.

– Suportar uns aos outros. O amor fraternal também implica em tolerar as diferenças, as fraquezas e as falhas dos nossos irmãos e irmãs em Cristo. Não devemos julgar, criticar ou condenar uns aos outros, mas sim perdoar, restaurar e reconciliar uns aos outros. Devemos também carregar as cargas uns dos outros, ajudando-nos mutuamente nas dificuldades e nas provações da vida.

– Servir uns aos outros. O amor fraternal também se expressa no serviço humilde e desinteressado aos nossos irmãos e irmãs em Cristo. Não devemos buscar posições de honra ou de destaque na igreja, mas sim seguir o exemplo de Jesus, que veio para servir e não para ser servido (Mateus 20:28). Devemos usar os nossos dons e talentos para edificar o corpo de Cristo, e para glorificar a Deus.

 

Quais são os benefícios do amor fraternal?

O amor fraternal traz muitos benefícios para a nossa vida espiritual e emocional. Em seguida alguns deles são:

Crescimento na graça e no conhecimento de Deus. Quando praticamos o amor fraternal, estamos obedecendo à vontade de Deus e imitando o seu caráter. Isso nos aproxima mais de Deus, e nos faz crescer na sua graça e no seu conhecimento. Pedro nos aconselha a “crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18).

Alegria e paz no coração. Quando praticamos o amor fraternal, experimentamos a alegria e a paz que vêm de Deus. O amor nos livra do egoísmo, da amargura, da inveja, da ira, etc., que são fontes de tristeza e de angústia. O amor nos enche de gratidão, de bondade, de compaixão, de esperança, etc., que são fontes de alegria e de paz. Jesus nos disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27).

Testemunho ao mundo. Quando praticamos o amor fraternal, estamos dando um testemunho poderoso ao mundo de que somos discípulos de Jesus. O amor é a marca distintiva dos cristãos, e é o que atrai as pessoas para o evangelho. Jesus nos disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:35).

 

Lição de amor fraternal – Conclusão

O amor fraternal é uma lição que devemos aprender e praticar todos os dias. É um mandamento de Deus, um reflexo do seu amor por nós, e uma bênção para a nossa vida. Que possamos pedir a Deus que nos encha do seu amor, e que nos ajude a amar os nossos irmãos e irmãs em Cristo com sinceridade e fervor.

 

Lição de amor fraternal

Se você deseja conhecer mais sobre o amor de Deus, e se preparar para o exercício do seu ministério, conheça o curso: Seminário Teológico FVC. Neste curso, você vai aprender sobre teologia, história, geologia, geografia e direitos autorais aplicados à Bíblia.

Você vai se aprofundar nas curiosidades bíblicas, e como elas podem enriquecer o seu estudo e a sua pregação da Palavra de Deus.

Não perca essa oportunidade! Clique aqui e saiba mais!

Seminário Teológico FVC

Não perca essa Oportunidade!

Descubra como você pode estar se qualificando e se habilitando para o exercício ministerial. Aulas presenciais e Online, Diploma reconhecido pelo MEC

Compartilhar postagem:

Sugestão de Posts

Siga-nos nas redes sociais

Como Podemos lhe ajudar?

Envie-nos sua mensagem