As histórias mais curiosas da Bíblia!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
As histórias mais curiosas da Bíblia! - Blog vladimiraraujo

As histórias mais curiosas da Bíblia!

Você já leu a Bíblia inteira? Se sim, parabéns!

Você faz parte de um grupo seleto de pessoas que conhece a Palavra de Deus de capa a capa. Se não, não se preocupe. A Bíblia é um livro muito rico e cheio de surpresas.

Então neste post, vamos explorar algumas das histórias mais curiosas da Bíblia, que talvez você não conheça ou não tenha prestado muita atenção.

Vamos lá?

 

A mula que falou com o profeta

Você sabia que na Bíblia há um relato de uma mula que falou com o seu dono? Isso mesmo, uma mula falante! Essa história está em Números 22:21-35. O dono da mula era Balaão, um profeta que foi contratado pelo rei dos moabitas para amaldiçoar o povo de Israel. No caminho para cumprir sua missão, Balaão foi impedido por um anjo do Senhor, que só era visível para a mula. A mula desviou três vezes do anjo, e Balaão a espancou cada vez que ela saía do caminho. Então, o Senhor abriu a boca da mula, e ela disse a Balaão: “Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?” (Números 22:28).

Balaão ficou tão surpreso que nem se espantou com o fato de sua mula estar falando. Ele respondeu: “Porque zombaste de mim; oxalá tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria” (Números 22:29). A mula então disse: “Porventura não sou a tua mula, em que cavalgaste desde o tempo em que eu fui tua até hoje? Costumei eu fazer assim contigo?” (Números 22:30). Nesse momento, o Senhor abriu os olhos de Balaão, e ele viu o anjo do Senhor parado no caminho, com a espada desembainhada na mão. O anjo repreendeu Balaão por ter maltratado a mula, e disse que ela tinha salvado a sua vida. O anjo também ordenou que Balaão só dissesse o que o Senhor lhe falasse. Assim, Balaão não amaldiçoou Israel, mas abençoou o povo de Deus.

 

As histórias mais curiosas da Bíblia! Lições importantes

Essa história nos ensina algumas lições importantes.

Primeiro, que Deus pode usar qualquer coisa para falar conosco, até mesmo uma mula.

Segundo, que devemos estar atentos à voz de Deus e obedecer aos seus mandamentos.

Terceiro, que devemos respeitar e cuidar dos animais, pois eles são criaturas de Deus e podem nos ajudar em momentos difíceis.

 

O homem que foi engolido por um peixe

Outra história muito curiosa da Bíblia é a de Jonas, o profeta que foi engolido por um peixe. Essa história está em Jonas 1-4. Jonas foi chamado por Deus para pregar contra a cidade de Nínive, a capital do império assírio, que era muito perversa e violenta. Mas Jonas não quis ir, pois ele tinha medo dos ninivitas e também não queria que eles se arrependessem e fossem poupados da ira de Deus. Então, Jonas fugiu para o lado oposto, embarcando em um navio que ia para Társis. Mas Deus enviou uma grande tempestade sobre o mar, e os marinheiros ficaram com medo de naufragar.

Eles lançaram sortes para saber quem era o culpado pela tempestade, e a sorte caiu sobre Jonas. Jonas confessou que ele era um profeta fugitivo de Deus, e disse aos marinheiros que eles deveriam jogá-lo ao mar para acalmar a tempestade. Os marinheiros relutaram em fazer isso, mas não viram outra saída. Eles lançaram Jonas ao mar, e imediatamente a tempestade cessou. Mas Deus preparou um grande peixe para engolir Jonas. Jonas ficou três dias e três noites dentro do peixe, orando e clamando a Deus por misericórdia. Deus ouviu a oração de Jonas, e ordenou que o peixe vomitasse Jonas na terra.

Essa história também nos ensina algumas lições importantes. Primeiro, que não podemos fugir de Deus, pois ele está em todo lugar e sabe de tudo. Segundo, que Deus é soberano e pode usar as circunstâncias mais improváveis para cumprir os seus propósitos. Terceiro, que Deus é gracioso e compassivo, e deseja que todos se arrependam e sejam salvos. Depois que Jonas saiu do peixe, ele foi a Nínive e pregou a mensagem de Deus. Os ninivitas se arrependeram de seus pecados, e Deus não destruiu a cidade.

 

O rei que ficou leproso por causa da inveja

A última história curiosa que vamos ver hoje é a de Uzias, o rei que ficou leproso por causa da inveja. Essa história está em 2 Crônicas 26. Uzias foi um dos reis de Judá, o reino do sul, depois da divisão de Israel. Além disso ele começou a reinar com 16 anos de idade, e reinou por 52 anos. Entretanto ele fez o que era reto aos olhos do Senhor, e Deus o abençoou ricamente. Por fim ele fortaleceu o seu exército, construiu muralhas e torres, cavou poços e plantou vinhas.

Ele também inventou máquinas de guerra, como catapultas e balistas, para defender as suas cidades. Ele derrotou os seus inimigos, e o seu nome se tornou famoso em toda a região. Mas quando ele se tornou poderoso, o seu coração se encheu de orgulho e inveja. Ele quis usurpar o ofício dos sacerdotes, que era oferecer incenso no templo do Senhor. Isso era uma grave violação da lei de Deus, que separava as funções do rei e do sacerdote. Somente os descendentes de Arão podiam exercer o sacerdócio.

Azarias e outros 80 sacerdotes corajosos

Quando Uzias entrou no templo com um incensário na mão, o sumo sacerdote Azarias e outros 80 sacerdotes corajosos o confrontaram e tentaram impedi-lo de cometer essa loucura. Mas Uzias se irou contra eles, e quis oferecer o incenso mesmo assim. Nesse momento, Deus o feriu com lepra na testa, diante dos sacerdotes e de todo o povo. Uzias ficou leproso até o dia da sua morte, e teve que viver isolado em uma casa separada. Ele não podia mais entrar no templo do Senhor, nem exercer as funções de rei. O seu filho Jotão governou em seu lugar.

Essa história nos ensina algumas lições importantes. Primeiro, que devemos ser humildes e reconhecer que tudo o que temos vem de Deus, e não de nós mesmos. Segundo, que devemos respeitar a autoridade de Deus e obedecer aos seus mandamentos. Terceiro, que devemos evitar a inveja e a ambição desmedida, pois elas podem nos levar a cometer grandes erros e sofrer graves consequências.

 

As histórias mais curiosas da Bíblia! – Conclusão

Essas foram algumas das histórias mais curiosas da Bíblia, mas há muitas outras que você pode descobrir lendo esse livro maravilhoso. A Bíblia é a Palavra de Deus para nós, e nela encontramos ensinamentos preciosos para a nossa vida. A Bíblia também nos revela quem é Deus, quem somos nós, qual é o nosso problema e qual é a solução.

A solução é Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio ao mundo para morrer na cruz pelos nossos pecados e ressuscitar ao terceiro dia para nos dar vida eterna. Se você crê em Jesus como seu Salvador e Senhor, você tem acesso a todas as bênçãos de Deus e pode desfrutar de um relacionamento pessoal com ele.

 

Por que não aproveitar essa oportunidade?

Se você quer conhecer mais a Bíblia ou se preparar para o exercício do seu ministério, eu tenho uma ótima dica para você: conheça o curso Seminário Teológico FVC! Esse curso é um dos melhores do Brasil, pois oferece uma formação teológica sólida, prática e acessível.

Você vai aprender sobre os principais temas da teologia cristã

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *