Qual é o significado e o propósito da criação, da queda e do dilúvio?

Nosso blog está repleto de conteúdo relevante,como este, para que você possa desobrir muitas curiosidades, histórias, vida de personagens e perguntas & respostas da Bíblia Sagrada.

Aproveite!

Qual é o significado e o propósito da criação, da queda e do dilúvio?

A criação: um ato de amor e soberania

A Bíblia nos revela que Deus criou todas as coisas por sua palavra, poder e vontade (Gênesis 1:1-31; João 1:3; Colossenses 1:16). Ele não precisava criar nada, pois ele é auto-suficiente e eterno. Entretanto Ele o fez por amor e para manifestar sua glória (Salmos 19:1; Isaías 43:7; Apocalipse 4:11). A criação é um reflexo da sabedoria, bondade e beleza de Deus, que ordenou tudo com harmonia e propósito (Salmos 104:24; Eclesiastes 3:11; Romanos 1:20).

Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, dando-lhe dignidade, capacidade e responsabilidade (Gênesis 1:26-28; Salmos 8:5-8). Ele também estabeleceu uma aliança com o homem, concedendo-lhe bênçãos e mandamentos (Gênesis 2:15-17). O objetivo de Deus era que o homem vivesse em comunhão com ele, com os outros e com a criação. Da mesma forma cumprindo o seu papel de administrador, adorador e testemunha (Gênesis 2:18-25; Salmos 96:1-13; Mateus 28:18-20).

 

A queda: um ato de rebelião e separação – Qual é o significado e o propósito da criação, da queda e do dilúvio?

A Bíblia também nos mostra que o homem desobedeceu a Deus, sendo enganado pelo diabo, que é o inimigo de Deus e da sua obra (Gênesis 3:1-7; João 8:44; Apocalipse 12:9). Essa desobediência é chamada de pecado, que significa errar o alvo, transgredir a lei ou ofender a Deus (Romanos 3:23; 1 João 3:4; Salmos 51:4). O pecado trouxe consequências terríveis para o homem e para a criação. Posteriormente culpa, vergonha, medo, dor, sofrimento, morte e maldição (Gênesis 3:8-24; Romanos 5:12; Romanos 8:20-22).

Portanto o pecado rompeu a comunhão do homem com Deus, que é santo e justo. Deus, que é Santo, não pode tolerar o mal (Isaías 59:2; Habacuque 1:13; Hebreus 12:14). Da mesma forma o pecado também afetou o relacionamento do homem consigo mesmo, com os outros e com a criação. Ademais a consequencia, gerando conflitos, violência, injustiça e corrupção (Gênesis 4:1-16; Gênesis 6:5-13; Tiago 4:1-4). Por fim o pecado tornou o homem escravo do diabo, que veio para roubar, matar e destruir (João 10:10; Efésios 2:1-3; Colossenses 1:13).

 

O dilúvio: um ato de juízo e graça – Qual é o significado e o propósito da criação, da queda e do dilúvio?

A Bíblia ainda nos conta que Deus enviou um dilúvio sobre a terra para destruir toda a vida que havia nela, exceto Noé e sua família, que foram preservados na arca (Gênesis 6:14-22; Gênesis 7:1-24). O dilúvio foi um ato de juízo de Deus contra a maldade do homem, que havia se multiplicado sobre a terra (Gênesis 6:5-7; Gênesis 6:17; Mateus 24:37-39). O dilúvio foi também um ato de graça de Deus para com Noé, que achou favor aos seus olhos por ser justo e temente a ele (Gênesis 6:8-9; Gênesis 6:18; Hebreus 11:7).

Deus fez uma nova aliança com Noé e com toda a criação, prometendo nunca mais destruir a terra com um dilúvio, e colocando o arco-íris como sinal dessa aliança (Gênesis 8:20-22; Gênesis 9:8-17). Posteriormente Deus também renovou o mandato cultural para o homem, ordenando-lhe que se multiplicasse, enchesse a terra e dominasse sobre os animais (Gênesis 9:1-7). Por fim Deus ainda estabeleceu o princípio da justiça humana, determinando que o sangue do homem fosse requerido por Deus e pelos homens (Gênesis 9:5-6).

 

Qual é o significado e o propósito da criação, da queda e do dilúvio? – A conclusão: um convite à fé e à esperança

A Bíblia nos ensina que a criação, a queda e o dilúvio são eventos históricos e teológicos que revelam o plano de Deus para a humanidade e para o universo. Eles nos mostram quem é Deus, quem somos nós, qual é o nosso problema e qual é a solução de Deus. Eles nos convidam a crer em Deus, que é criador, juiz e salvador, e a esperar em sua promessa de restaurar todas as coisas (Atos 17:24-31; Apocalipse 21:1-5).

 

Qual é o significado e o propósito da criação, da queda e do dilúvio?

Por fim, se você deseja conhecer mais a Bíblia ou se preparar para o exercício do seu ministério, eu tenho uma ótima recomendação para você: o curso Seminário Teológico FVC.

Decerto esse curso é um dos melhores do Brasil, pois oferece uma formação bíblica, teológica e ministerial de qualidade, com professores capacitados e comprometidos com a Palavra de Deus. Além disso, o curso é totalmente online, flexível e acessível, podendo ser feito no seu ritmo e no seu tempo.

Então não perca essa oportunidade de crescer no conhecimento de Deus e no serviço ao seu Reino. Clique aqui e saiba mais sobre o curso Seminário Teológico FVC.

 

Veja também: A ressureição de Lázaro por Jesus

Seminário Teológico FVC

Não perca essa Oportunidade!

Descubra como você pode estar se qualificando e se habilitando para o exercício ministerial. Aulas presenciais e Online, Diploma reconhecido pelo MEC

Compartilhar postagem:

Sugestão de Posts

Siga-nos nas redes sociais

Como Podemos lhe ajudar?

Envie-nos sua mensagem