Verdadeiro natal a luz da Bíblia
O natal é uma das datas mais celebradas no mundo, mas você sabe qual é o verdadeiro significado dessa festa? Você conhece os fatos bíblicos que envolvem o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador da humanidade?
Portanto neste post, vamos explorar algumas curiosidades bíblicas sobre o verdadeiro natal, e como ele pode transformar a nossa vida hoje.
Acompanhe!
O contexto histórico do nascimento de Jesus
A Bíblia nos conta que Jesus nasceu em Belém, na Judeia, durante o reinado de Herodes, o Grande. Esse rei era um governante cruel e ambicioso, que se aliou aos romanos para manter o controle sobre a região. Ele também era conhecido por sua paranoia e violência, mandando matar seus próprios filhos e esposas por suspeita de traição.
Herodes ficou perturbado quando recebeu a visita dos magos do Oriente, que vieram adorar o recém-nascido Rei dos Judeus. Ele temeu perder o seu trono e ordenou que todos os meninos de até dois anos fossem mortos em Belém e arredores (Mateus 2:16-18). Porém, Deus avisou José em sonho para fugir com Maria e Jesus para o Egito, até que Herodes morresse (Mateus 2:13-15).
O nascimento de Jesus foi profetizado séculos antes pelos profetas do Antigo Testamento. Isaías anunciou que uma virgem conceberia e daria à luz um filho, que seria chamado de Emanuel, que significa “Deus conosco” (Isaías 7:14). Miqueias revelou que o Messias nasceria em Belém, a cidade de Davi (Miqueias 5:2). E Zacarias predisse que ele entraria em Jerusalém montado em um jumentinho, como um rei humilde e pacífico (Zacarias 9:9).
O cenário geográfico do nascimento de Jesus
A Bíblia também nos dá detalhes sobre o lugar onde Jesus nasceu. Então Ele não veio ao mundo em um palácio luxuoso, nem em um hospital moderno. Apesar disso Ele nasceu em uma estrebaria, um lugar simples e sujo, onde os animais eram guardados. Logo após Ele foi envolvido em panos e deitado em uma manjedoura, um cocho usado para alimentar os animais (Lucas 2:7).
A razão pela qual José e Maria foram parar em Belém foi um decreto do imperador romano Augusto, que ordenou um recenseamento de todo o império. Como José era descendente de Davi, ele teve que ir à cidade de Davi para se registrar. Maria, que estava grávida, o acompanhou na viagem. Eles não encontraram lugar para se hospedar na cidade, por isso tiveram que se acomodar na estrebaria (Lucas 2:1-7).
O nascimento de Jesus foi anunciado por anjos aos pastores que estavam nos campos próximos a Belém. Eles foram surpreendidos por uma grande luz e uma mensagem celestial: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:10-11). Os pastores foram ver o menino e depois espalharam a notícia por toda a região (Lucas 2:15-20).
A aplicação prática do nascimento de Jesus
O que podemos aprender com o nascimento de Jesus? Como ele pode impactar a nossa vida hoje? Veja algumas lições práticas que podemos tirar dessa história maravilhosa:
– O nascimento de Jesus revela o amor de Deus por nós. Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo para nos salvar dos nossos pecados e nos dar a vida eterna (João 3:16). Ele não poupou o seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós (Romanos 8:32). Além disso Ele nos amou primeiro, quando ainda éramos pecadores (1 João 4:19; Romanos 5:8).
– O nascimento de Jesus mostra a humildade de Deus conosco. Deus se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade (João 1:14). Ele se esvaziou de si mesmo e tomou a forma de servo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz (Filipenses 2:7-8). Ele não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Marcos 10:45).
– O nascimento de Jesus desperta a nossa fé em Deus conosco. Deus cumpriu as suas promessas e enviou o seu Messias, o Emanuel, o Deus conosco (Mateus 1:23). Ele está conosco todos os dias, até o fim dos tempos (Mateus 28:20). Ele nos dá a sua paz, que excede todo o entendimento, e guarda os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus (Filipenses 4:7).
Verdadeiro natal a luz da Bíblia
O verdadeiro natal é uma celebração do amor, da humildade e da fé em Deus. Portanto é uma oportunidade de agradecer a Deus pelo seu presente incomparável: Jesus Cristo, o nosso Salvador. Além disso é um convite para nos aproximarmos de Deus e nos rendermos à sua vontade. Por fim é um desafio para vivermos como Jesus viveu, servindo aos outros com amor e compaixão.
Enfim, você quer conhecer mais a Bíblia ou se preparar para o exercício de seu ministério? Então conheça o curso: Seminário Teológico FVC. Nesse curso, você vai aprender sobre teologia, história, geologia, geografia e muito mais.
Então você vai se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus e se capacitar para servir ao Reino de Deus. Portanto não perca essa oportunidade!