Você já se perguntou como foi a vida de Sara, a esposa de Abraão e a mãe de Isaque? Sara foi uma mulher que viveu uma história incrível de fé, esperança e amor. Ela foi escolhida por Deus para ser a mãe de uma grande nação, mas teve que esperar muitos anos para ver a promessa se cumprir.
Então neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre Sara e o seu papel na história da salvação.
Quem foi Sara?
Sara era filha de Terá, o pai de Abraão, e portanto era meia-irmã de Abraão (Gênesis 20:12). Ela se casou com Abraão quando ele tinha 75 anos e ela 65 (Gênesis 12:4). Na época, ela se chamava Sarai, que significa “minha princesa”. Ela era muito bonita e chamava a atenção dos homens, inclusive de reis como o do Egito e o de Gerar (Gênesis 12:14-15; 20:1-2).
Sara era estéril e não podia ter filhos (Gênesis 11:30). Isso era uma grande tristeza para ela e para Abraão, pois eles desejavam ter descendência. Deus, porém, tinha um plano especial para eles. Ele prometeu a Abraão que ele seria o pai de uma multidão de nações e que sua descendência seria tão numerosa quanto as estrelas do céu e a areia do mar (Gênesis 15:5; 22:17). Ele também mudou o nome de Sarai para Sara, que significa “princesa”, indicando que ela seria a mãe de reis (Gênesis 17:15-16).
A espera pela promessa
Sara teve que esperar muito tempo pela promessa de Deus. Ela acompanhou Abraão em sua peregrinação pela terra de Canaã, enfrentando dificuldades, perigos e provações. Ela também teve que lidar com a incredulidade e a impaciência de seu marido, que tentou ter um filho com sua serva Hagar, gerando Ismael (Gênesis 16:1-16). Sara ficou com ciúmes de Hagar e tratou-a mal, fazendo-a fugir para o deserto. Deus, porém, cuidou de Hagar e Ismael e os abençoou também.
Quando Sara tinha 90 anos e Abraão 100, Deus apareceu a eles novamente e confirmou a sua promessa. Ele disse que Sara teria um filho no ano seguinte e que ele se chamaria Isaque, que significa “riso” (Gênesis 17:17-21; 18:10-14). Sara riu ao ouvir isso, pois achava impossível engravidar na sua velhice. Deus, porém, perguntou: “Há alguma coisa impossível para o Senhor?” (Gênesis 18:14). Ele mostrou que é fiel e poderoso para cumprir as suas promessas.
O nascimento de Isaque
Deus cumpriu a sua palavra e Sara engravidou e deu à luz um filho. Ela ficou muito feliz e disse: “Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo” (Gênesis 21:6). Além disso ela também louvou a Deus por ter feito um milagre na sua vida. Ela chamou seu filho de Isaque, conforme Deus havia ordenado.
Sara amava muito o seu filho e o protegia de tudo. Ela não aceitava que Ismael zombasse dele ou disputasse a herança com ele. Ela pediu a Abraão que mandasse Hagar e Ismael embora, pois ela queria que Isaque fosse o único herdeiro da promessa (Gênesis 21:9-10). Abraão ficou triste com isso, mas Deus lhe disse para atender ao pedido de Sara, pois ele cuidaria de Hagar e Ismael e faria deles também uma grande nação (Gênesis 21:11-13).
Sara também teve que passar pela maior prova da sua fé quando Deus pediu a Abraão que sacrificasse Isaque como oferta. Ela não sabia desse pedido, mas certamente sofreu ao ver seu marido e seu filho partirem para o monte Moriá, levando lenha, fogo e uma faca. Ela deve ter ficado angustiada e confusa, sem entender o que Deus estava fazendo. Mas Deus não permitiu que Abraão matasse Isaque. Ele proveu um carneiro para o sacrifício e confirmou a sua aliança com Abraão e sua descendência (Gênesis 22:1-18).
A morte de Sara
Sara viveu até os 127 anos e morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã (Gênesis 23:1-2). Abraão chorou por ela e comprou um campo com uma caverna para sepultá-la. Esse foi o primeiro pedaço de terra que Abraão possuía na terra prometida. Ali ele também foi sepultado depois, assim como Isaque, Rebeca, Jacó e Lia (Gênesis 23:3-20; 25:9-10; 49:29-32; 50:13).
Sara foi uma mulher que deixou um grande legado de fé, esperança e amor. Ela foi a mãe da nação de Israel e a ancestral de Jesus Cristo, o Salvador do mundo. Ela é mencionada na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11:11-12: “Pela fé também a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar”.
A aplicação prática
O que podemos aprender com a vida de Sara? Podemos aprender que Deus é fiel e cumpre as suas promessas, mesmo que pareçam impossíveis aos nossos olhos. Outrossim podemos aprender que devemos confiar em Deus e esperar pelo seu tempo, sem tentar resolver as coisas do nosso jeito. Além disso podemos aprender que Deus nos escolheu para sermos seus filhos e herdeiros das suas bênçãos. Por fim podemos aprender que Deus nos ama e nos faz rir com a sua bondade.
Você quer conhecer mais a Deus e as suas promessas? Você quer se preparar para o exercício do seu ministério? Então conheça o curso: Seminário Teológico FVC. Nesse curso, você vai aprender mais sobre teologia, história, geologia, geografia e direitos autorais da Bíblia. Você vai se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus e se capacitar para ensiná-la com fidelidade e relevância. Não perca essa oportunidade! Acesse o site do Seminário Teológico FVC e faça a sua inscrição hoje mesmo!
Você quer conhecer mais a Bíblia e se preparar para o exercício do seu ministério?
Então conheça o curso: Seminário Teológico FVC. Um curso online que oferece uma formação teológica sólida, prática e acessível. Você vai aprender sobre as principais doutrinas bíblicas, os principais temas teológicos e as principais ferramentas hermenêuticas e homiléticas. Você vai se capacitar para servir a Deus com excelência e eficácia na sua igreja local e na sua comunidade.
Então não perca essa oportunidade! Acesse o site e faça a sua inscrição agora mesmo!