Os Convidados que recusam o banquete

Nosso blog está repleto de conteúdo relevante,como este, para que você possa desobrir muitas curiosidades, histórias, vida de personagens e perguntas & respostas da Bíblia Sagrada.

Aproveite!

Os Convidados que recusam o banquete

Em Lucas 14:16-24, Jesus contou a parábola do homem que fez um grande banquete e convidou muitos. Quando chegou a hora do banquete, ele enviou seu servo para chamar os convidados, mas todos começaram a se desculpar.

O primeiro disse que havia comprado um campo e precisava ir vê-lo. O segundo disse que havia comprado cinco juntas de bois e precisava experimentá-las. E o terceiro disse que havia se casado e, por isso, não poderia ir.

O dono da casa ficou irado e disse ao seu servo: “Sai depressa pelas ruas e becos da cidade e traze aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.” E o servo disse: “Senhor, foi feito como ordenaste, e ainda há lugar.”

Então o senhor disse ao servo: “Sai pelos caminhos e valados e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha. Pois eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.”

 

A parábola dos convidados que se desculpam

Portanto, ao ver as multidões que se ajuntavam, Jesus começou a falar-lhes por parábolas: “Certo homem preparou um grande banquete e convidou muitos. E à hora do banquete, enviou o seu servo a chamar os convidados, dizendo-lhes: ‘Venham, porque tudo já está pronto.’ Mas todos, unanimemente, começaram a escusar-se. O primeiro lhe disse: ‘Comprei um campo e preciso ir vê-lo; peço-te que me tenhas por escusado.’ Outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; peço-te que me tenhas por escusado.’ Outro disse: ‘Casei-me e, por isso, não posso ir.'” (Lucas 14:16-20)

 

Os Convidados que recusam o banquete – As consequências da recusa

Entretanto, o servo voltou e contou tudo ao seu senhor. Então, o dono da casa, irado, disse ao seu servo: “‘Sai depressa pelas ruas e becos da cidade e traze aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.’ E o servo disse: ‘Senhor, foi feito como ordenaste, e ainda há lugar.’ E o senhor disse ao servo: ‘Sai pelos caminhos e valados e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha. Pois eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.'” (Lucas 14:21-24)

 

O custo de seguir a Jesus

Além disso, quando uma grande multidão o seguia, Jesus voltou-se e disse-lhes: “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não leva a sua cruz e vem após mim não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro e calcula as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de ter posto os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecê-lo, dizendo: ‘Este homem começou a edificar e não pôde acabar.'” (Lucas 14:25-30)

Lições práticas para o convite de Jesus à salvação hoje

Esta parábola nos ensina várias lições práticas sobre o convite de Jesus à salvação hoje:

  • O convite de Jesus é para todos. Assim como o homem do banquete convidou muitas pessoas, Jesus convida todos a virem a ele para a salvação. Não importa quem somos ou o que fizemos, Jesus nos ama e quer nos salvar.
  • As desculpas não são aceitáveis. Os convidados na parábola deram desculpas para não ir ao banquete, mas suas desculpas não foram aceitáveis para o dono da casa. Da mesma forma, nossas desculpas por não aceitar a salvação não são aceitáveis para Jesus.
  • Jesus quer que sua casa esteja cheia. O dono da casa na parábola queria que sua casa estivesse cheia de convidados. Da mesma forma, Jesus quer que sua igreja esteja cheia de seguidores. Ele quer que todos experimentem a salvação e a vida abundante que ele oferece.
  • Precisamos estar dispostos a sacrificar para seguir Jesus. Os convidados na parábola não estavam dispostos a sacrificar seus próprios interesses para ir ao banquete. Da mesma forma, precisamos estar dispostos a sacrificar nossos próprios interesses para seguir Jesus. Isso pode significar abrir mão de nossos pecados, de nosso tempo ou de nossos recursos.

 

Mais lições práticas da parábola do banquete

Além das lições práticas mencionadas anteriormente, a parábola do banquete também nos ensina o seguinte:

  • Precisamos estar preparados para o banquete. Os convidados na parábola não estavam preparados para o banquete porque estavam ocupados com seus próprios interesses. Da mesma forma, precisamos estar preparados para aceitar o convite de Jesus à salvação. Isso significa estar arrependido de nossos pecados e disposto a segui-lo.
  • Precisamos ter fome e sede de justiça. Os convidados na parábola não estavam famintos nem sedentos pelo banquete. Da mesma forma, precisamos ter fome e sede de justiça para aceitar o convite de Jesus à salvação. Isso significa desejar uma vida melhor e estar disposto a mudar nossos caminhos.
  • Precisamos ser humildes. Os convidados na parábola não eram humildes. Eles pensavam que eram melhores do que os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. Da mesma forma, precisamos ser humildes para aceitar o convite de Jesus à salvação. Isso significa reconhecer que somos pecadores e que precisamos da graça de Deus.

 

Os Convidados que recusam o banquete – Como aplicar essas lições práticas em nossas vidas?

Podemos aplicar essas lições práticas em nossas vidas das seguintes maneiras:

  • Estejamos preparados para aceitar o convite de Jesus à salvação. Isso significa estar arrependido de nossos pecados e disposto a segui-lo.
  • Tenhamos fome e sede de justiça. Isso significa desejar uma vida melhor e estar disposto a mudar nossos caminhos.
  • Sejamos humildes. Isso significa reconhecer que somos pecadores e que precisamos da graça de Deus.

Se fizermos essas coisas, estaremos prontos para aceitar o convite de Jesus à salvação e experimentar a vida abundante que ele tem para nós.

Os Convidados que recusam o banquete – Conclusão

O convite de Jesus à salvação é para todos. Ele nos ama e quer nos salvar. No entanto, precisamos estar dispostos a aceitar seu convite e a segui-lo. Se o fizermos, experimentaremos a vida abundante que ele tem para nós.

Descubra as consequências de perder Jesus pelo caminho, conforme revelado na parábola dos convidados que se desculpam (Lucas 12). Entenda o custo de seguir a Jesus e como evitar as distrações que podem nos afastar dele. Leia mais artigos curiosos e instigantes sobre a Bíblia no nosso blog e conheça os cursos de teologia da Faculdade Vitória em Cristo.

Seminário Teológico FVC

Não perca essa Oportunidade!

Descubra como você pode estar se qualificando e se habilitando para o exercício ministerial. Aulas presenciais e Online, Diploma reconhecido pelo MEC

Compartilhar postagem:

Sugestão de Posts

Siga-nos nas redes sociais

Como Podemos lhe ajudar?

Envie-nos sua mensagem