Mulheres Notáveis da Bíblia Sagrada
Você quer conhecer sobre mulheres notáveis da Bíblia Sagrada? Então, você veio ao lugar certo! Neste artigo, eu vou relatar sobre algumas histórias interessantes de mulheres notáveis da Bíblia sagrada. Elas podem lhe servir como exemplo com muitas lições para a vida prática de hoje em dia. Então, vamos lá?
A Bíblia é um livro cheio de histórias de pessoas que fizeram a diferença na história da humanidade. Entre elas, há muitas mulheres que se destacaram por sua fé, coragem, sabedoria, amor e serviço a Deus e ao próximo. Neste post, vamos conhecer algumas dessas mulheres notáveis e aprender com elas lições valiosas para a nossa vida hoje.
Eva: A Primeira Mulher
Eva foi a primeira mulher criada por Deus, a partir de uma costela de Adão (Gênesis 2:21-22). Ela foi chamada de “mãe de todos os viventes” (Gênesis 3:20) e recebeu a missão de ser auxiliadora e companheira de Adão, além de cuidar da criação e se multiplicar (Gênesis 1:28). Eva também foi a primeira mulher a pecar, ao comer do fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal, influenciada pela serpente (Gênesis 3:1-6).
Por causa disso, ela sofreu as consequências do pecado, como a dor no parto, a sujeição ao marido e a morte (Gênesis 3:16-19). No entanto, Eva também recebeu uma promessa de Deus, de que um de seus descendentes esmagaria a cabeça da serpente, ou seja, o Salvador viria da sua linhagem (Gênesis 3:15). Eva nos ensina que somos criados por Deus com um propósito, mas que também somos responsáveis por nossas escolhas e suas consequências. Ela também nos mostra que Deus é misericordioso e tem um plano de salvação para nós.
Sara: A Mulher da Promessa
Sara foi a esposa de Abraão, o pai da fé. Ela era estéril e não podia ter filhos (Gênesis 11:30). No entanto, Deus prometeu a Abraão que ele seria o pai de uma grande nação e que Sara seria a mãe dessa nação (Gênesis 17:15-16). Sara riu quando ouviu essa promessa, pois ela já era idosa e achava impossível conceber (Gênesis 18:12). Mas Deus cumpriu sua palavra e Sara engravidou e deu à luz Isaque, o filho da promessa, quando tinha 90 anos (Gênesis 21:1-7).
Sara nos ensina que Deus é fiel e pode fazer o impossível. Ela também nos ensina que devemos confiar em Deus e esperar pelo seu tempo.
Débora: A Mulher Juíza
Débora foi uma mulher juíza e profetisa em Israel, no tempo dos juízes. Ela julgava o povo debaixo de uma palmeira entre Ramá e Betel (Juízes 4:4-5). Além disso ela também liderou o povo na guerra contra os cananeus, que os oprimiam há 20 anos. Então ela convocou Baraque para comandar o exército de Israel e lhe disse que Deus entregaria o rei cananeu nas suas mãos (Juízes 4:6-7). Baraque aceitou ir à guerra, mas só se Débora fosse com ele (Juízes 4:8). Débora foi com ele e profetizou que a honra da vitória não seria dele, mas de uma mulher (Juízes 4:9).
De fato, os cananeus foram derrotados e o seu rei foi morto por Jael, uma mulher que cravou uma estaca na sua cabeça (Juízes 4:17-22). Débora cantou um cântico de louvor a Deus pela vitória (Juízes 5). Débora nos ensina que Deus usa mulheres para liderar e libertar o seu povo. Ela também nos ensina que devemos ser corajosas e obedientes à voz de Deus.
Rute: A Mulher Estrangeira
Rute foi uma mulher moabita, que se casou com um homem israelita chamado Malom, que havia ido morar em Moabe por causa de uma fome em Israel (Rute 1:1-4). Malom morreu, assim como seu pai e seu irmão, deixando Rute viúva, junto com sua sogra Noemi e sua cunhada Orfa (Rute 1:5). Noemi decidiu voltar para Israel e aconselhou Rute e Orfa a voltarem para suas famílias em Moabe (Rute 1:6-9). Orfa aceitou o conselho, mas Rute se recusou a deixar Noemi e disse: “Onde quer que fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16). Rute acompanhou Noemi até Belém e trabalhou no campo de Boaz, um parente de Noemi, colhendo espigas (Rute 2).
Boaz se interessou por Rute e a tratou com bondade (Rute 2:8-16). Noemi orientou Rute a pedir a Boaz que fosse seu resgatador, ou seja, que se casasse com ela para preservar a linhagem de seu falecido marido (Rute 3). Boaz aceitou o pedido de Rute e se casou com ela (Rute 4:9-10). Rute teve um filho chamado Obede, que foi o avô do rei Davi e um ancestral de Jesus Cristo (Rute 4:13-17). Rute nos ensina que Deus aceita e abençoa pessoas de todas as nações que se convertem a ele. Ela também nos ensina que devemos ser leais, trabalhadoras e humildes.
Ester: A Mulher Rainha
Ester foi uma mulher judia que se tornou rainha da Pérsia, no tempo do rei Assuero (Ester 2:17). Ela era órfã e foi criada por seu primo Mardoqueu, que a aconselhou a não revelar sua origem ao rei (Ester 2:10). Um dia, Mardoqueu descobriu uma conspiração para matar todos os judeus do império, planejada por Hamã, o primeiro-ministro do rei (Ester 3). Mardoqueu pediu a Ester que intercedesse pelo seu povo diante do rei, mas Ester hesitou, pois era proibido se aproximar do rei sem ser chamada, sob pena de morte (Ester 4:11). Mardoqueu então disse a Ester: “Quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?” (Ester 4:14).
Ester decidiu arriscar sua vida e disse: “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci” (Ester 4:16). Ester jejuou e orou para poder receber o favor do rei (Ester 5:1-2).
Ela convidou o rei e Hamã para um banquete e revelou sua identidade e o plano maligno de Hamã (Ester 7:1-6). O rei ficou furioso e mandou enforcar Hamã na forca que ele havia preparado para Mardoqueu (Ester 7:9-10). O rei também permitiu que os judeus se defendessem dos seus inimigos e os livrou da destruição (Ester 8-9). Ester nos ensina que Deus coloca pessoas em posições de influência para cumprir seus propósitos. Ela também nos ensina que devemos ter fé, coragem e sabedoria para enfrentar as adversidades.
Você quer conhecer mais a Bíblia e se preparar para o exercício do seu ministério?
Então conheça o curso: Seminário Teológico FVC. Um curso online que oferece uma formação teológica sólida, prática e acessível. Você vai aprender sobre as principais doutrinas bíblicas, os principais temas teológicos e as principais ferramentas hermenêuticas e homiléticas. Você vai se capacitar para servir a Deus com excelência e eficácia na sua igreja local e na sua comunidade.
Então não perca essa oportunidade! Acesse o site e faça a sua inscrição agora mesmo!