Logo_retangular_vladimir_araujo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A travessia do Mar Vermelho por Moisés e os israelitas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
A travessia do Mar Vermelho por Moisés e os israelitas - Blog Vladimiraraujo

A travessia do Mar Vermelho por Moisés e os israelitas

Olá, leitor!

Você já se perguntou como foi a travessia do Mar Vermelho por Moisés e os israelitas? Esse é um dos episódios mais impressionantes e significativos da Bíblia, que revela o poder e a fidelidade de Deus para com o seu povo. Neste post, vamos explorar alguns aspectos teológicos, históricos, geológicos e geográficos dessa narrativa bíblica. Além disso, também ver como podemos aplicar as lições desse evento em nossa vida hoje.

Vamos lá?

 

O contexto histórico da travessia do Mar Vermelho

A travessia do Mar Vermelho aconteceu no contexto do êxodo dos israelitas do Egito, onde eles foram escravizados por cerca de 400 anos. Deus escolheu Moisés para ser o líder e libertador do seu povo, e lhe deu sinais e prodígios para convencer o faraó a deixar os israelitas saírem. Porém, o faraó endureceu o seu coração e resistiu às ordens divinas, até que Deus enviou a décima e última praga: a morte dos primogênitos de todos os egípcios. Nessa noite, os israelitas celebraram a primeira Páscoa, marcando as portas de suas casas com o sangue de um cordeiro, para que o anjo da morte não os atingisse. Então, o faraó finalmente permitiu que os israelitas partissem, mas logo depois se arrependeu e decidiu persegui-los com todo o seu exército.

 

A intervenção divina na travessia do Mar Vermelho

Deus guiou os israelitas pelo deserto com uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite. Ele não os levou pelo caminho mais curto, mas por um caminho mais longo e seguro, para evitar que eles se desanimassem diante de uma possível guerra contra os filisteus. Assim, Deus conduziu os israelitas até a beira do Mar Vermelho, onde eles acamparam.

Quando o faraó soube disso, pensou que eles estavam encurralados e marchou com seus carros de guerra e cavaleiros em direção a eles. Os israelitas ficaram apavorados ao verem o exército egípcio se aproximando, e murmuraram contra Moisés, dizendo que seria melhor terem ficado no Egito do que morrer no deserto. Moisés, porém, confiou em Deus e disse ao povo: “Não temais; estai quietos e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes nunca mais tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis” (Êxodo 14:13-14).

 

A travessia do Mar Vermelho por Moisés e os israelitas

Então, Deus ordenou a Moisés que estendesse a sua vara sobre o mar, e fez com que um forte vento oriental soprasse sobre as águas durante toda a noite, abrindo um caminho seco no meio do mar. A coluna de nuvem e fogo se interpôs entre os israelitas e os egípcios, impedindo que estes avançassem. Os israelitas atravessaram o mar em terra firme, com paredes de água à direita e à esquerda. Quando os egípcios tentaram segui-los, Deus fez com que as rodas dos seus carros se desprendessem, dificultando o seu progresso. Então, Deus disse a Moisés que estendesse novamente a sua vara sobre o mar, fazendo com que as águas voltassem ao seu lugar e cobrissem todo o exército egípcio, que foi aniquilado. Os israelitas viram o grande feito que Deus realizou contra os egípcios, e temeram ao Senhor, e creram no Senhor e em Moisés (Êxodo 14:15-31).

 

O significado teológico da travessia do Mar Vermelho

A travessia do Mar Vermelho foi um ato de salvação de Deus para os israelitas, que foram libertos da opressão egípcia e conduzidos à terra prometida. Foi também um ato de juízo de Deus contra os egípcios, que foram castigados por sua rebeldia e idolatria. A travessia do Mar Vermelho foi um símbolo da aliança de Deus com o seu povo, que foi selada no monte Sinai, onde Deus deu a Moisés os dez mandamentos e outras leis. Foi também um símbolo do batismo cristão, que representa a morte para o pecado e a ressurreição para a vida nova em Cristo.

O apóstolo Paulo escreveu: “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar” (1 Coríntios 10:1-2).

 

A aplicação prática da travessia do Mar Vermelho

A travessia do Mar Vermelho nos ensina algumas lições importantes para a nossa vida hoje. Em primeiro lugar, nos ensina a confiar em Deus nas situações difíceis e impossíveis. Assim como Deus abriu o mar para os israelitas, ele pode abrir caminhos para nós quando não vemos saída. Ele é o mesmo Deus onipotente e fiel que age em nosso favor.

Em segundo lugar, nos ensina a obedecer a Deus mesmo quando não entendemos os seus planos. Assim como Deus levou os israelitas por um caminho mais longo e seguro, ele pode nos levar por caminhos que não compreendemos, mas que são os melhores para nós. Ele é o mesmo Deus sábio e amoroso que cuida de nós. Em terceiro lugar, nos ensina a louvar a Deus pelos seus feitos maravilhosos. Assim como os israelitas cantaram um cântico de vitória após atravessarem o mar, nós devemos cantar louvores a Deus por tudo o que ele tem feito em nossa vida. Ele é o mesmo Deus digno e glorioso que merece a nossa adoração.

 

A travessia do Mar Vermelho por Moisés e os israelitas

A travessia do Mar Vermelho por Moisés e os israelitas foi um evento extraordinário que demonstrou o poder e a fidelidade de Deus para com o seu povo. Entretanto esse foi também um evento significativo que revelou o propósito e a aliança de Deus com o seu povo. Além disso foi ainda um evento relevante que nos inspira a confiar, obedecer e louvar a Deus em todas as circunstâncias.

Então que tal você se juntar aos israelitas e dizer: “Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor?

Afinal de contas: Quem é semelhante a ti, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?” (Êxodo 15:11).

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Pr. vladimir araujo

Pr. Vladimir Araujo

Pastor, casado, apaixonado por estudo bíblico. Criador dessa ferramenta com intuíto de compartilhar, com você, conhecimento e curiosidades bíblicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *