A responsabilidade é pessoal
Você já parou para pensar sobre o que significa ser responsável? A palavra responsabilidade vem do latim respondere, que significa responder, dar conta de algo. Portanto ser responsável, é assumir as consequências dos nossos atos, sejam eles bons ou ruins.
A responsabilidade é pessoal – A Bíblia ensina
A Bíblia nos ensina que Deus nos criou livres e capazes de escolher entre o bem e o mal, mas também nos alerta que toda escolha tem um preço. Então em Gênesis 3, lemos sobre a desobediência de Adão e Eva, que comeram do fruto proibido e foram expulsos do paraíso. Além disso eles tiveram que enfrentar as dificuldades da vida fora do jardim, como o trabalho árduo, a dor do parto, a morte e o pecado.
Mas Deus não os abandonou. Ele prometeu enviar um Salvador que iria resgatar a humanidade da maldição do pecado e restaurar a comunhão com Ele. Esse Salvador é Jesus Cristo, o Filho de Deus, que se fez homem e morreu na cruz para pagar o preço dos nossos pecados. Ele ressuscitou ao terceiro dia e nos oferece a salvação pela fé.
A salvação é um dom gratuito de Deus, mas também implica em uma responsabilidade pessoal. Quem crê em Jesus deve segui-lo e obedecer aos seus mandamentos. Jesus disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). Ele também disse: “Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8:34).
A responsabilidade é pessoal – seguir a Jesus é
Seguir a Jesus significa renunciar ao nosso egoísmo, aos nossos desejos carnais, ao nosso orgulho e à nossa vontade própria. Significa também carregar a nossa cruz, que são as dificuldades, as provações, as perseguições e os sofrimentos que enfrentamos por amor a Ele. Significa ainda imitar o seu exemplo de amor, de humildade, de serviço, de santidade e de fidelidade.
Ser cristão não é fácil. Exige compromisso, disciplina, perseverança e sacrifício. Mas também traz muitas bênçãos, como a paz, a alegria, o perdão, a esperança e a vida eterna. Além disso, não estamos sozinhos nessa caminhada. Temos o Espírito Santo que nos ajuda, nos consola, nos ensina e nos capacita. Temos também a Palavra de Deus que nos orienta, nos corrige, nos instrui e nos edifica. E temos a igreja, que é o corpo de Cristo, onde podemos compartilhar a nossa fé, o nosso amor e os nossos dons.
A responsabilidade é pessoal – A responsabilidade pessoal
A responsabilidade é pessoal, mas não é individualista. Somos responsáveis diante de Deus e diante dos homens. Portanto devemos prestar contas a Deus de tudo o que fazemos (Romanos 14:12). além disso devemos também amar o nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39). Por fim devemos cuidar uns dos outros, servir uns aos outros, perdoar uns aos outros e encorajar uns aos outros (Gálatas 6:2; 1 Pedro 4:10; Efésios 4:32; Hebreus 10:24).
A Bíblia mostra
A Bíblia nos mostra vários exemplos de pessoas que foram responsáveis ou irresponsáveis em suas atitudes. Podemos aprender com eles e aplicar as lições em nossa vida. Vejamos alguns desses exemplos:
– Noé foi responsável ao construir a arca conforme Deus ordenou e salvou a sua família do dilúvio (Gênesis 6-9).
– Abraão foi responsável ao obedecer a Deus e sair da sua terra para uma terra desconhecida e se tornou o pai da fé (Gênesis 12-25).
– José foi responsável ao resistir à tentação da mulher de Potifar e administrar com sabedoria o Egito durante a fome (Gênesis 37-50).
– Moisés foi responsável ao libertar o povo de Israel da escravidão no Egito e conduzi-lo pelo deserto até a terra prometida (Êxodo-Números).
– Josué foi responsável ao suceder Moisés e liderar o povo na conquista de Canaã (Josué).
– Davi foi responsável ao enfrentar o gigante Golias e reinar sobre Israel com justiça e piedade (1 Samuel-1 Reis).
– Daniel foi responsável ao manter a sua fidelidade a Deus mesmo sob o domínio dos impérios babilônico e persa (Daniel).
– Ester foi responsável ao arriscar a sua vida para salvar o seu povo do extermínio planejado por Hamã (Ester).
Veja mais exemplos na Bíblia
– Neemias foi responsável ao reconstruir os muros de Jerusalém e restaurar a ordem e a adoração na cidade (Neemias).
– Jó foi responsável ao manter a sua integridade e confiança em Deus mesmo diante das maiores provações (Jó).
– Isaías foi responsável ao profetizar a respeito do Messias e denunciar os pecados do povo (Isaías).
– Jeremias foi responsável ao pregar a palavra de Deus mesmo sendo perseguido e rejeitado (Jeremias-Lamentações).
– Jonas foi irresponsável ao fugir da missão que Deus lhe deu de pregar em Nínive, mas depois se arrependeu e cumpriu o seu chamado (Jonas).
– Oséias foi responsável ao amar a sua esposa infiel como um símbolo do amor de Deus pelo seu povo infiel (Oséias).
– João Batista foi responsável ao preparar o caminho para a vinda de Jesus e batizar as pessoas no rio Jordão (Mateus 3; Marcos 1; Lucas 3; João 1).
– Pedro foi irresponsável ao negar Jesus três vezes, mas depois se arrependeu e se tornou um dos líderes da igreja primitiva (Mateus 26; Marcos 14; Lucas 22; João 18; Atos 2-12; 1 Pedro; 2 Pedro).
– Paulo foi responsável ao se converter de perseguidor dos cristãos a apóstolo dos gentios e escrever grande parte do Novo Testamento (Atos 9-28; Romanos-Filêmon).
Esses são apenas alguns dos muitos exemplos que podemos encontrar na Bíblia. Todos eles nos mostram que ser responsável é uma questão de escolha, de obediência, de fé e de amor. Ser responsável é uma forma de honrar a Deus e abençoar as pessoas.
E você, como tem sido responsável em sua vida?
Então, você tem assumido as consequências dos seus atos? Você tem seguido a Jesus e obedecido aos seus mandamentos? Ou você tem amado a Deus e ao próximo? Você tem cuidado da sua família, da sua igreja, da sua sociedade, da sua saúde, do seu tempo, do seu dinheiro, dos seus talentos, do seu meio ambiente?
Lembre-se: a responsabilidade é pessoal. Você é o único que pode decidir como vai viver. Mas não se esqueça: você não está sozinho. Você pode contar com a ajuda de Deus, da sua Palavra, do seu Espírito e da sua igreja. E você também pode contar com o curso Seminário Teológico FVC, que vai te preparar para o exercício do seu ministério e para o conhecimento da Bíblia.
Aprenda mais sobre a Bíblia
O Seminário Teológico FVC é um curso online que oferece uma formação teológica completa, abrangendo as principais áreas do conhecimento bíblico, como teologia sistemática, teologia bíblica, hermenêutica, homilética, história da igreja, missiologia, ética cristã, apologética, entre outras.
O curso é ministrado por professores qualificados e experientes, que vão te ensinar com clareza e profundidade os ensinos da Palavra de Deus. Além disso o curso também conta com uma metodologia dinâmica e interativa, que inclui videoaulas, apostilas, exercícios, fóruns, chats, webinars, tutoriais e muito mais.
Então não perca essa oportunidade! Faça já a sua matrícula no Seminário Teológico FVC e comece hoje mesmo a sua caminhada.